Conheça os estreantes do Análise Advocacia Diversidade e Inclusão 2025 | Análise
Análise

Conheça os estreantes do Análise Advocacia Diversidade e Inclusão 2025

164 escritórios estreiam no Análise Advocacia Diversidade e Iinclusão 2025, confira a lista

14 de August 12h

Em sua quinta edição, o ANÁLISE ADVOCACIA DIVERSIDADE E INCLUSÃO 2025 ganha força com a chegada de novas bancas ao radar editorial. No ano passado, foram 96 escritórios estreantes, que trouxeram à tona suas primeiras iniciativas e motivações nessa jornada. Esta edição acumulou surpreendentes 164 novos escritórios que afirmaram serem adeptos a práticas de diversidade e inclusão, um aumento de 70% em relação ao último ano.

Crescimento e relevância ampliada

A participação dos escritórios no  ANÁLISE ADVOCACIA DIVERSIDADE E INCLUSÃO 2025 não para de crescer desde sua primeira edição, em 2021, comprovando a adesão crescente do setor às pautas de D&I. O número de escritórios que responderam à pesquisa passou de 192 em 2021 para 557 em 2025 — uma expansão de 190%.

Depoimentos de estreantes de 2025

Para além dos dados consolidados pela pesquisa, os estreantes de 2025 compartilham histórias, aprendizados e reflexões que reforçam a importância da pauta e convidam seus pares a fazerem o mesmo.

Cristina Brum, sócia do Brum Kuster, Marques e Fragoso Advogados revela que para o escritório a advocacia vai além da técnica jurídica, ela é feita de pessoas para pessoas. Destaca também que ao longo da história da instituição (mais de 40 anos de fundação e duas fusões), o objetivo sempre foi cultivar relações pautadas pelo respeito e pela escuta ativa.

"Participar do ANÁLISE ADVOCACIA DIVERSIDADE E INCLUSÃO 2025 é um passo natural nessa caminhada, uma oportunidade de traduzir em ações estruturadas e compartilhar publicamente as iniciativas que já vivemos no dia a dia, ao mesmo tempo, nos conectar a outras bancas que também estão trilhando esse caminho, e de nos desafiar a ir além, aprendendo com outros e medindo nosso avanço. Acreditamos que a pesquisa é uma oportunidade de reforçar, para dentro e para fora, que a inclusão é um valor estratégico para nós", afirma Brum.

O também estreante Di Ciero Advogados, afirmou por meio da sua equipe de comunicação que "O que nos motivou foi o desejo de contribuir com o mapeamento realizado pela Análise Editorial, que julgamos ser importante para o desenvolvimento das práticas de D&I em nosso setor".

Objetivos

Internamente, a expectativa do Brum Kuster, Marques e Fragoso Advogados é fortalecer o sentimento de pertencimento e garantir que cada integrante da equipe se sinta representado. Externamente, o desejo é que o escritório seja reconhecido não só pela qualidade técnica, mas também pela postura ética e inclusiva, contribuindo para um mercado jurídico mais plural e, de forma prática, atraindo talentos que se identifiquem com esse propósito.

Esse trabalho feito pelo escritório já vem gerando reflexos, a banca foi premiada com o 4º lugar no Prêmio Great Place to Work™ 2025 no Espírito Santo, sendo o único escritório de advocacia no ranking.

Para a equipe do Di Ciero Advogados, a motivação e o objetivo estão lá desde a fundação. Com um DNA marcado pela representatividade de gênero desde a fundação — quatro mulheres entre os cinco sócios originais —, o escritório enxerga essa característica como uma força estratégica e integra a International Aviation Women’s Association (IAWA), uma associação sem fins lucrativos dedicada a promover o avanço das mulheres nas indústrias de aviação e aeroespacial em todo o mundo. O objetivo é que as ações implementadas possam tornar a equipe cada vez mais diversa e que seja de fato um reflexo da sociedade.

Qual caminho seguir?

O direcionamento das ações do Brum Kuster, Marques e Fragoso Advogados foi embasado em diagnósticos internos, combinando levantamento de dados, percepção da liderança e escuta ativa dos colaboradores. Em 2024 o escritório fez duas pesquisas de clima, a Pulse (média 9,02) e a GPTW (88 pontos) ajudaram a mapear perfis e necessidades.

No mesmo ano a banca fez uma pesquisa interna para mapear diferentes perfis e perspectivas que compõem time. A sócia Laís Campagnaro julgou o levantamento como fundamental para a criar ações que promovam mais inclusão, valorizem a diversidade e a construam um ambiente de trabalho onde todos se sintam representados.

Além disso, desde 2024 o escritório é parceiro do Instituto Oportunidade Brasil (IOB), que proporciona capacitação e colocação de jovens negros no mercado de trabalho. Em 2025, reafirmaram a parceria com o IOB e se tornaram apoiadores de um projeto desenvolvido pela Fundação Dom Cabral que capacita dirigentes das APAE’s.

A equipe do Di Ciero afirmou que a banca se guiou tanto pelo direcionamento interno quanto externo.

Impacto imediato

"Mesmo nas etapas iniciais, já sentimos mudanças importantes: maior consciência coletiva sobre atitudes inclusivas, conversas mais abertas sobre diferenças e melhora no clima organizacional. Profissionais que desejam integrar a equipe também passaram a nos enxergar de forma diferente.", afirma Campagnaro.

"Os impactos percebidos foram, sobretudo, relacionados ao sentimento de pertencimento maior de todo o time e uma ampliação de todos da consciência da importância da pauta de D&I. A atração de talentos e a visibilidade do mercado são consequências. Somos uma banca reconhecida no mercado pelo recorte de gênero, sendo que essa diversidade contribui diretamente para atração de talentos e para o bom clima organizacional", disse a equipe do Di Ciero.

As lideranças se importam?

As sócias do Brum, Kuster Marques e Fragoso Advogados afirmam: "A liderança enxerga D&I como um tema estratégico, não apenas social. Sócios e gestores participam diretamente das discussões, acompanham indicadores nas AGMs - garantindo que o tema esteja integrado à estratégia do escritório - e priorizam ações que sustentem uma mudança real". Além disso, Cristina e Laís revelam que a criação de um Comitê de Diversidade e Inclusão está nos planos do escritório como uma forma de dar mais corpo e continuidade ao trabalho.

O Di Ciero Advogados mantém uma comissão de ESG, formada por sócios que monitoram tendências e validam ações internas, buscando reforçar que a diversidade não é apenas uma pauta ética, mas estratégica para atração de talentos e inovação.

Mensagem para os pares

"Comecem. Não esperem ter tudo pronto para agir. Diversidade e inclusão não podem ser apenas conceitos no papel, precisam nascer da escuta ativa, de diagnósticos claros e do compromisso real da liderança. É um processo contínuo, que exige consistência, abertura para aprendizado e disposição para rever práticas sempre que necessário", diz Cristina Brum.

"Mais importante do que ter um grande projeto inicial é ter compromisso genuíno, escutar as pessoas e transformar essa escuta em ações concretas. É assim que a mudança acontece de verdade", afirma Laís Campagnaro

"Comecem com intenção genuína e compromisso de longo prazo. A transformação não acontece de forma imediata, mas cada ação consistente, desde ouvir e aprender com diferentes vozes à revisão regular dos processos internos. Assim é possível pensar em construir um ambiente justo, criativo e alinhado com as demandas sociais e do mercado. Diversidade e Inclusão não são apenas pautas éticas, mas também estratégicas, capazes de fortalecer equipes, ampliar perspectivas e gerar soluções mais inovadoras para clientes e para a própria advocacia", finalizou a equipe do Di Ciero Advogados.

O que emerge desse conjunto de dados e relatos é que, embora cada banca siga um caminho próprio, há um fio condutor comum: intenção genuína, compromisso da liderança e disposição para aprender. A edição 2025 do ANÁLISE ADVOCACIA DIVERSIDADE E INCLUSÃO 2025 mostra que, para além de indicadores, a pauta de D&I no mercado jurídico brasileiro se constrói no cotidiano — com ações concretas, medição de impacto e abertura para evolução constante.

Lista de escritórios estreantes

Apoiadores 2025

Análise Advocacia Diversidade & InclusãoAnálise Advocacia Diversidade e InclusãoAnálise Advocacia Diversidade e Inclusão 2025Brum Kuster, Marques & Fragoso AdvogadosCristina BrumDi Ciero AdvogadosLais Campagnaro