O segundo bimestre deste ano foi movimentado no Brasil e no mundo. Foi nesse período que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro começou, Lady Gaga se apresentou no Rio de Janeiro, o mundo conheceu os vencedores do prêmio Oscar e o Brasil festejou o Carnaval. Na Análise Editorial não foi diferente. Nos meses de março e abril, houve lançamentos de produtos e diversas reportagens, e essas foram as cinco notícias mais acessadas no segundo bimestre de 2025:
Venda de decisões judiciais: veja quais são os 14 tribunais acusados
Infelizmente, no Brasil, normalizou-se ver nos jornais casos de vendas de decisões judiciais. Muitos tribunais foram acusados de cometer esse crime e várias investigações ocorreram para acabar com esse esquema, que beneficia grandes empresários e mancha a advocacia brasileira.
Este foi o tema da matéria mais popular dos meses de março e abril, ‘Venda de decisões judiciais: veja quais são os 14 tribunais acusados’. A reportagem abordou o envolvimento empresarial, mostrou quais tribunais estavam sendo investigados, a implicação penal e o impacto na credibilidade. Para comentar do assunto, a Análise Editorial entrevistou Fabyola En Rodrigues, sócia da área de Investigações Corporativas, focada nas práticas de Penal Empresarial e de Compliance do Demarest Advogados.
Parceiros do Análise DNA 2025 recebem edição em primeira mão
Esse período do ano também marcou o lançamento do ANÁLISE DNA 2025. O evento de lançamento, que ocorreu no dia 20 de março, reuniu executivos jurídicos, sócios de escritórios de advocacia, profissionais de marketing jurídico e consultores independentes para o lançamento, além de Silvana Quaglio, CEO e publisher da Análise Editorial, Eduardo Oinegue, sócio fundador, e Alexandre Secco, sócio e conselheiro editorial. O trio de fundadores foi palestrante no evento, e compartilhou visões sobre os desafios e transformações do mercado jurídico no Brasil. Alexandre Raciskas, diretor comercial da Análise Editorial, foi responsável pelo fechamento do evento, onde fez anúncios e mostrou novidades e estatísticas.
A Análise Editorial fez toda a cobertura do lançamento, e publicou com a chamada ‘Parceiros do Análise DNA 2025 recebem edição em primeira mão’, resultando na segunda matéria mais lida do bimestre. Análise política e econômica do Brasil, Marketing na advocacia e Análise Editorial no mercado foram alguns dos temas abordados nas palestras.
IA e direitos autorais: o que o caso Studio Ghibli tem a ensinar
No dia 25 de março de 2025, a OpenAI disponibilizou gratuitamente a todos os usuários do ChatGPT a ferramenta de recriar imagens com o estilo de arte do Studio Ghibli, estúdio de animação conhecido por obras como ‘A Viagem de Chihiro’ e ‘Meu Amigo Totoro’. Essa medida transformou o estilo de arte do Studio Ghibli em uma febre na internet, trouxe milhares de novos usuários à plataforma da OpenAI e iniciou um debate sobre ética e direitos autorais na criação de imagens.
Foi nesse contexto que a Análise Editorial publicou a matéria ‘IA e direitos autorais: o que o caso Studio Ghibli tem a ensinar’, que foi a terceira notícia mais acessada do portal entre os meses de março e abril. No texto, a Análise entrevista Rafael Dias de Lima, sócio do Danneman Siemsen e eleito Mais Admirado pelo ANÁLISE ADVOCACIA 2025, e Marina Draib, sócia do Vinhas e Redenschi Advogados e eleita Mais Admirada no ANÁLISE ADVOCACIA MULHER 2025, a fim de promover o debate sobre direito autoral de imagens geradas por IA.
Veja quem foram os executivos Mais Admirados 2024
Em maio deste ano, a Análise Editorial iniciou a contagem regressiva para o lançamento da 19ª edição do ANÁLISE EXECUTIVOS 2025, revista que reconhece os executivos Mais Admirados do Brasil, com evento marcado para o dia 30 de maio. Em meio à expectativa do mercado para conhecer os novos homenageados, o portal publicou a matéria como um aquecimento para a premiação deste ano.
A reportagem relembrou a edição anterior da revista, apresentou dados e curiosidades sobre a publicação e reuniu os nomes dos executivos eleitos no último ranking, ajudando a contextualizar a relevância e a trajetória do prêmio às vésperas do anúncio dos Mais Admirados de 2025.
Entenda como o tarifaço de Trump afeta multinacionais brasileiras
No dia dois de abril, o presidente americano, Donald Trump, anunciou ao mundo uma série de novos impostos para produtos importados pelos Estados Unidos, com o principal alvo sendo a China, com as tarifas chegando a 145% naquele momento. Muito se especulava sobre as tensões entre as duas potências, e como o ‘tarifaço’ afetaria o Brasil. Era um momento de incerteza no meio jurídico e econômico.
É nesse contexto que a Análise publicou a matéria ‘Entenda como o tarifaço de Trump afeta multinacionais brasileiras’, a quinta mais clicada do bimestre. O texto abordou a estratégia econômica americana, os impactos no Brasil e a reação do mercado jurídico, entrevistando Fernando Benjamin Bueno e Victor Lopes, sócios do Demarest, focados em Comércio Internacional e Defesa Comercial, além de outros especialistas, como Luis Ricardo Melo, economista da Microanalysis Consultoria Econômica, Ricardo Rodil, economista e líder do Mercado de Capitais da Crowe Macro Brasil, Marcelo Fonseca, economista e diretor de operações da HLB Brasil, Bruno Corano, economista da Corano Capital, Caio Bartine, membro do Instituto Brasileiro de Direito Tributário, e Adenauer Rockenmeyer, delegado do Corecon-SP.

