Executivos jurídicos falam na Fenalaw sobre experiências na migração de carreira | Análise
Análise

Executivos jurídicos falam na Fenalaw sobre experiências na migração de carreira

Profissionais discutem sobre as diversas possibilidades na mudança de emprego

14 de October de 2020 19h57

Em seu segundo dia de evento, a sala com conteúdos sobre departamento jurídico contou com o painel sobre a migração de carreira e a experiência dos executivos jurídicos. A mediação foi realizada por Flávio Franco, sócio da EY e contou com a participação de Gustavo Biagioli, chief compliance officer & legal director do Demarest Advogados e Patrícia Godoy, diretora de ética e compliance da Uber.

Além de mediar, Flávio Franco destacou que sempre viu a área jurídica ligada a empresas ou escritórios de advocacia e nunca tinha pensado na possibilidade de ser consultor. Contudo, o jurídico é farto em oportunidades e possibilita várias perspectivas.

Os profissionais abordaram o aspecto da falta de discussão sobre as diversas áreas de atuação do advogado no mercado profissional. Gustavo Biagioli explica que entrou na universidade com o intuito de ser diplomata, mas atuou por diversos anos como negociador de contratos no jurídico corporativo, também como gestor jurídico e hoje tem o ponto de vista da área administrativa, ocupando a posição de chief compliance officer, legal director e também responsável pela implementação do sistema de segurança no Demarest Advogados.

Patrícia Godoy falou sobre sua trajetória em escritórios de advocacia até ter como cliente a Marítimo Seguros e ser convidada para cuidar de um jurídico interno. Assim descobriu como lidar com o jurídico corporativo e em 2012 passou a estudar e também a atuar na área de compliance. Hoje, Patrícia é a responsável por todo o compliance da Uber.

Para finalizar, todos os convidados do painel enfatizaram a necessidade de que todo profissional precisa ter um olhar externo da carreira, pois só assim é possível estar preparado e atento para mudanças na vida profissional.

"O mais importante para quem está ou não planejando uma transição de carreira é não se apegar as coisas, não se limitar. Pode ser que uma mudança de carreira dê certo, pode ser que não dê, mas você sempre vai ter tempo de corrigir o rumo", afirma Biagioli.

Neste ano, a Análise Editorial também abordou em sua sequência de lives que ocorre todas as quintas-feiras às 11h, a mudança de carreira em meio a pandemia. O evento online contou com a participação de Beatriz Barrionuevo, diretora jurídica & Integrity Officer da Nutrien Ag Solutions e Flávio Franco, sócio da EY.

Para entender um pouco mais sobre a área de compliance, assista nossa live que abordou suas aplicações na prática e contou com os convidados Denise Iwakura, field compliance officer da SAP, Gustavo Biagioli, chief compliance officer & legal director do Demarest Advogados e Marcelo Zenkner, diretor executivo de governança e conformidade da Petrobras.

Para ler sobre a transição de carreira de um jurídico corporativo para a sociedade de um escritório de advocacia, leia o artigo exclusivo produzido por Clovis Torres, sócio do Souza, Mello e Torres Advogados.

CarreiraDemarest AdvogadosEmpregoEYFenalawFlávio FrancoGustavo BiagioliLiveMudançaPatricia GodoyUber