Carreira no compliance é foco de bate-papo na Live Análise desta semana | Análise
Análise

Carreira no compliance é foco de bate-papo na Live Análise desta semana

Executivos Mais Admirados destacam pontos importantes de sua atuação na área

28 de August de 2020 8h

A Live Análise desta quinta-feira (27) recebeu três renomados profissionais de compliance, todos figurantes do ranking dos executivos Mais Admirados de 2020, que contaram um pouco sobre suas carreiras no segmento e como é aplicar o compliance na prática, tanto em empresas quanto em escritórios de advocacia. 

Participaram da conversa Denise Iwakura, field compliance officer da SAP; Gustavo Biagioli, chief compliance officer & legal director do escritório Demarest Advogados e Marcelo Zenkner, diretor executivo de governança e conformidade da Petrobras. O encontro, mediado por Silvana Quaglio, diretora presidente e publisher da Análise Editorial, também contou com comentários de Ligia Donatelli, gerente de pesquisa e distribuição da editora.

Um dos pontos principais do bate-papo foi como o compliance é visto dentro das empresas. Denise destacou que algumas regiões do Brasil ainda não entendem o que é compliance e a função do chief compliance officer é justamente mudar a ausência de conhecimento sobre esta área, explicando que ela não existe para proibir e sim para proteger. Ela contou que sua trajetória começou no departamento jurídico, no qual atua há oito anos, e evoluiu quando sua antecessora lançou um programa de embaixadores de compliance, para o qual Denise se voluntariou e acabou se apaixonando pelo segmento.

Na mesma linha, Gustavo enfatizou que a primeira reação das pessoas quando a pauta compliance é levantada numa empresa é que ela irá te atrapalhar de alguma forma. Por isso, o objetivo do profissional de compliance é mostrar o que ele pode trazer de positivo para a organização e a importância de tê-lo ao seu lado. Em sua carreira, contou que o contato com o compliance veio quando ainda era diretor jurídico de uma empresa de matriz estrangeira que trabalhava com distribuidores. No momento em que fez uma varredura nos contratos públicos da companhia, descobriu uma teia de problemas que o obrigou a viajar pelo país para resolvê-los regionalmente. O início complicado e desafiador, entre outros fatores, fez com que ele se encantasse por compliance.

Marcelo contou que sempre teve o objetivo de contribuir para o país e alcançar uma transformação social, o que o levou a ingressar no Ministério Público e permanecer nele por mais de 20 anos, combatendo a corrupção no estado do Espírito Santo. Essa trajetória o fez perceber que a repressão não é a ferramenta mais efetiva nesse combate, mas sim a prevenção, pelo ângulo corporativo. Ele também explicou que quando se fala em combate à corrupção, é importante focar no corruptor, pois se o eliminarmos ou conseguirmos mitigar os efeitos de suas ações, torna-se possível diminuir a quantidade de corruptos e, consequentemente, de problemas.

Os três Mais Admirados também destacaram a importância da autonomia no sucesso da atuação do departamento de compliance, mas lembraram que também é fundamental ter o apoio da alta administração da companhia. Por melhores que sejam o programa e os profissionais de compliance, sem o suporte da liderança da organização, a estrutura acabará ruindo.

Um dos assuntos abordados ao final da conversa foi a questão da diversidade e inclusão. Denise comentou que pessoas diferentes nos ensinam muitas coisas valiosas e possuem características que trazem lucro para o negócio, além de contar que a SAP possui redes de empoderamento feminino. Gustavo também enfatizou a importância feminina, ressaltando que o Demarest Advogados possui sócias com voz ativa e inclusive foi certificado como Great Place to Work for Women, além de ser muito equilibrado em termos de gênero e possuir grupos de afinidade para minorias específicas. Por fim, Marcelo também frisou a competência das mulheres, destacando que, dos três cargos de gerência executiva que estão abaixo dele, dois são ocupados por mulheres. Ele também comentou a relevância da equidade e de dar oportunidades aos menos favorecidos, equilibrando ao máximo os pratos da balança social.

Para acessar as lives realizadas anteriormente, visite o canal da Análise Editorial no YouTube.

Confira a live na íntegra:

Análise ExecutivosCarreiraComplianceDenise IwakuraExecutivos Jurídicos e FinanceirosGustavo BiagioliIntegridadeLive AnáliseMais AdmiradosMarcelo ZenknerPrática