Bate-papo com Análise aborda experiências de quem mudou de emprego durante a pandemia | Análise
Análise

Bate-papo com Análise aborda experiências de quem mudou de emprego durante a pandemia

O trabalho remoto com um time novo foi um dos principais desafios

10 de September de 2020 16h36

A Análise Editorial reuniu nesta quinta-feira (10), dois executivos jurídicos Mais Admirados em um bate-papo online para tratar das surpresas e dos desafios de uma virada na carreira em plena pandemia do novo coronavírus. Os convidados foram Beatriz Barrionuevo, ex-chief legal counsel Brazil & Latin America da Colfax Corporation e atual diretora jurídica da Nutrien Ag Solutions; e Flávio Franco, ex-diretor executivo jurídico da Nextel e atual sócio da EY. A responsável por mediar o encontro foi Silvana Quaglio, diretora-presidente e publisher da Análise Editorial com comentários de Lígia Donatelli, gerente de pesquisa e distribuição da editora.

Além da semelhança quanto ao momento em que a mudança de posto ocorreu, Beatriz e Flávio também passaram por uma mudança no setor de atuação. Ela deixou o segmento da indústria e migrou para o agronegócio, enquanto Franco mudou de uma prestadora de serviços para uma consultoria. Contudo, a pandemia chegou ao Brasil enquanto os executivos passavam por diferentes fases dos processos seletivos.

Beatriz chegou a realizar as primeiras conversas com a nova empresa presencialmente, quando a ameaça de covid-19 ainda estava na China. O início de seu trabalho foi acertado assim que o isolamento social foi imposto. Dessa maneira, a executiva foi uma das primeiras a receber seu equipamento em casa para trabalhar em modo home office. Ciente do quanto tinha para aprender, devido a nova área de atuação, Beatriz lamenta ainda não ter ido a campo, além de também não ter conhecido pessoalmente toda sua equipe. Por enquanto o maior contato aconteceu durante uma reunião de diretoria num lugar aberto, seguindo todos os protocolos de segurança.

Há quase dois meses na EY, Franco chegou a acreditar que sua entrada na empresa não seria efetivada por conta da crise sanitária, responsável por tornar as reuniões em virtuais para que sua contratação fosse realizada. No fim das contas, tudo deu certo e o executivo, que possui experiência apenas no Direito corporativo, iniciou seus trabalhos em home office após receber, presencialmente, seus equipamentos de trabalho. Oportunidade em que pôde conhecer alguns novos colegas e integrantes do RH. Após um período de incerteza, ele afirma que já se sente adaptado ao novo modelo de trabalho.

Os dois profissionais concordam que um ambiente de trabalho híbrido, entre atuação presencial e à distância, deve ser a nova realidade do pós-pandemia. Franco destaca ainda que os encontros pessoais serão mais valorizados, ao passo que Beatriz lembra que não estamos experimentando o home office padrão, devido ao caos imposto pela doença. Afinal, na modalidade oficial, os filhos estão na escola e as tarefas de trabalho não dividem a atenção.

O medo quanto a mudança ganhou destaque no bate-papo quando Beatriz abordou a dificuldade em lidar com as incertezas da pandemia em uma empresa nova onde ela mal conhece as pessoas e não tem intimidade para desabafar. Nesse contexto, a diretora jurídica ressaltou a importância de os líderes exporem suas vulnerabilidades como meio de se conectarem com as pessoas durante um período tão conturbado. Flávio complementou a ideia explicando que o desconhecido pode trazer um novo ânimo e uma nova energia. Ele afirma ainda que, atualmente, estamos mais preparados para enfrentar o desconhecido, o que não significa que devemos nos considerar super-heróis.

Competências como comunicação, aliada a adaptabilidade e inovação, foram lembradas pelos convidados como essenciais para que os líderes consigam lidar com as adversidades do ambiente de crise. Sobre as questões essenciais para quem pretende dar um novo passo na carreira nesse momento, Franco sugeriu que se pense "o que eu realmente quero, o que realmente valorizo, que ambiente tira a melhor energia de mim?". Beatriz concorda e ressalta que, cada vez mais, no mundo do Direito, as oportunidades são inúmeras e que há muita coisa relacionada a área que pode ser feita sem que o profissional esteja necessariamente advogando.

A live completa ficará disponível no canal da Análise Editorial no Youtube, onde também é possível acompanhar as edições anteriores.

Confira a live dessa semana:

Análise EditorialBate-papo virtualCarreiraCarreira corporativaExecutivos JurídicosExecutivos Jurídicos e FinanceirosExecutivos Mais AdmiradosLiveLive AnáliseMudança de Carreira