Presente na maioria dos painéis de debates jurídicos em 2021 como um dos temas mais discutidos no ano, o Environmental, Social and Governance (ESG) foi assunto frequente nas editorias de Notícias, Mercado em Movimento e Opinião do analise.com, além de ser tema de um bate-papo exclusivo na TV Análise.
Atrelado à Sustentabilidade e ao Direito Ambiental, o ESG, além de ser uma das principais áreas com grandes projeções futuras - de acordo com especialistas -, tornou-se também uma espécie de regulador das responsabilidades sociais, como aponta Lourdes de Alcantara Machado - sócia do Gasparini, Nogueira de Lima e Barbosa Advogados - em seu artigo sobre o tema. No texto intitulado "Da sustentabilidade ao ESG: o papel e o futuro da advocacia ambiental", a advogada destaca o papel das empresas, órgãos públicos, escritórios e da sociedade na estruturação dessa nova especialidade no país.
Em outro artigo sobre o tema, também mirando o futuro, os advogados Giovani Bruno Tomasoni e Renata Campetti Amaral, sócios do Trench Rossi Watanabe, falaram sobre o advogado no contexto das relações de consumo mais justas, modernas e sustentáveis. Num ano marcado por grandes promessas e acordos de companhias multinacionais, sobretudo na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021 (COP26), há indícios que o Brasil, assim como outros países, buscará uma economia mais sustentável.
De acordo com Giovani e Renata, além dos benefícios ambientais e sociais que estão surgindo nas novas relações entre empresas e consumidores, o Brasil terá ainda mais projeção internacional adotando medidas sustentáveis. Os profissionais afirmam que, de acordo com estudiosos, o país possui potencial significativo de mudança para uma "economia mais verde", se os governos optarem por apoiar iniciativas menos impactantes ao meio ambiente.
Embora o conceito de "ganha quem se importa" tenha surgido há mais de 15 anos, no Pacto Global da ONU, essa prática ganhou contornos mais objetivos recentemente no Brasil. Há diversas empresas adotando novas medidas, assim como escritórios ampliando suas áreas para acompanhar este crescimento.
Somente em 2021, a plataforma analise.com contou com quase dez artigos de opinião escritos por especialistas sobre o tema, além de publicar notícias relacionadas às movimentações do mercado na área. Confira alguns destes materiais clicando aqui.