O conceito de retrospectiva refere-se ao ato de olhar para trás, analisar e relembrar eventos passados para obter aprendizado e compreensão. Ela nos convida a revisitar e refletir sobre os melhores e mais marcantes momentos do ano.Em 2025, a Análise Editorial registrou forte produção de conteúdo, e maio e junho se destacaram pela alta audiência e pela relevância dos temas abordados.
Nesta reportagem trazemos as notícias mais acessadas do terceiro bimestre de 2025 na Análise Editorial.
Insegurança jurídica no direito trabalhista custa R$ 9 bi às empresas
Em um estudo realizado pela FecomercioSP, foi apontado que a insegurança jurídica causada por leis ambíguas e decisões judiciais de caráter voluntarista poderá gerar um gasto de R$9 bilhões para as empresas brasileiras.
Conduzida por José Pastore, presidente do Conselho de Emprego e Relações de Trabalho, a pesquisa revela que esses custos podem reduzir investimentos e frear novas contratações formais.
Transtornos mentais: NR-1 muda após ano com 54 afastamentos/h
Em uma estatística publicada pelo Ministério da Previdência Social, foi revelado que o Brasil vive em uma crise de saúde mental onde, no ano de 2024, foram registrados 470 mil afastamentos de trabalho por motivos de transtornos mentais ou burnout, o que equivale a aproximadamente 54 casos por hora.
Devido à mudança da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), a partir de 26 de maio de 2025, será obrigatório que as empresas passem a incluir uma avaliação de riscos psicossociais em seus processos de gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) com o intuito de assegurar a saúde mental de seus colaboradores.
Bets: oportunidades e desafios do mercado para a advocacia
Uma das maiores tendências de 2025 foi a popularização das bets, plataformas online onde é possível apostar dinheiro em eventos esportivos ou jogos de azar. A promessa é de um alto faturamento, porém a realidade resulta em uma grande perda financeira.
Essas apostas impactaram significativamente o mercado jurídico, trazendo novas demandas regulatórias e oportunidades de especialização. Para aprofundar e entender a mudança desse cenário, o Programa Análise Advocacia, que foi ao ar no dia 8 de maio, aborda o tema "Bets: oportunidades e desafios do mercado para a advocacia".
Como os executivos Mais Admirados equilibram vida e carreira
Entre supervisionar, gerenciar, organizar e planejar, os executivos das maiores empresas do país contam quais as melhores maneiras de fugir do estresse de suas rotinas. Ter um momento de descanso físico e mental é fundamental para um bom desempenho profissional.
Esqueça as longas reuniões, a pressão por resultados, a cobrança constante e os prazos apertados. Está na hora de colocar o pé na areia, pegar uma água de coco e desconectar.
Escravidão contemporânea: veja as 745 empresas na lista suja
Mesmo após 137 anos da abolição da escravatura, o mercado de trabalho brasileiro ainda é marcado por condições indignas e análogas à escravidão. Isso é reflexo da persistência de desigualdades e violências históricas vindas de uma sociedade arcaica e sem consciência.
Na tentativa de contornar essa situação, foi implementado em 2004 um canal de denúncias chamado "Lista Suja", que expõe e culpabiliza empregadores e suas empresas por práticas criminosas com trabalhos análogos à escravidão. Dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego em janeiro de 2025 apontam que mais de 65 mil pessoas foram resgatadas nessas condições nos últimos 30 anos.

