Nova pesquisa do ANÁLISE ADVOCACIA mostra que para 91% dos executivos jurídicos entrevistados, a "reputação do escritório" é o fator de maior influência na contratação de uma banca, enquanto 78% consideram o "valor dos honorários" como o mais importante. Já a existência de "programas de diversidade e inclusão" é influente para 443 dos mais de 900 entrevistados.
Ouvidos pela Análise entre os dias 26 de junho e 14 de setembro de 2023, os executivos votaram em um universo de sete alternativas. A edição do ANÁLISE ADVOCACIA 2023/2024 foi a primeira com a alternativa "atualização tecnológica", que registrou 58%.
A avaliação do valor dos honorários, conhecido por ser gargalo para rescisão de contratos, foi a que mostrou maior diferença na comparação com a edição anterior, de 2022. Na última edição, a Análise apurou que 70% consideravam o gasto fator crucial no momento de assinar o contrato; neste ano, a porcentagem saltou para 78%.
Sobre a importância do "relacionamento pessoal com os sócios do escritório", o maior índice de respostas foi aferido em 2016, com 77%. Na nova pesquisa, esse índice está em 67%, indicando uma queda de dez pontos na questão de relação.
Advogados afirmam que a percepção de qualidade de um escritório é formada por vários fatores, sendo que a reputação pode ser medida pelo engajamento do profissional com o cliente.
Para Amir Bocayuva Cunha, advogado eleito Mais Admirado pela publicação deste ano e sócio do BMA - Barbosa Müssnich Aragão, as empresas devem encará-los como investimento, ou seja, com um direcionamento que agregue valor.
"Mas se você conseguir mostrar que está ali para agregar valor, seja ajudando a construir um negócio importante, seja evitando para ele uma possível perda em um processo de arbitragem ou judicial, ou gerando alguma eficiência, eu acho que você já consegue se distinguir. Você precisa hoje em dia", afirmou.
Sobre a reclamação quanto ao valor dos honorários, o advogado posiciona seus serviços como um negócio personalizado a longo prazo.
José Marcos Carrasco, sócio do Carrasco, Giraldeli & Advogados Associados, de Mandaguari (PR), contou à reportagem um pouco da estratégia do escritório para construir a reputação perante o cliente. Dividida em três pilares, o método busca objetivos comuns entre as empresas.
"O primeiro pilar foi o oferecimento de um serviço diferenciado focado na prevenção. O segundo pilar foi a transparência, apontando aos clientes, sempre de forma direta, objetiva e verdadeira, os desfechos das demandas judiciais. O terceiro e não menos importante pilar foi a eficácia. Nosso trabalho sempre foi voltado para se atingir o objetivo traçado entre o escritório e o cliente", explicou José Marcos.