Além de oferecer serviços jurídicos de qualidade e que obtenham o reconhecimento do mercado, muitos escritórios de advocacia e os próprios advogados também utilizaram sua expertise no Direito para realizar trabalhos voluntários, contribuir com instituições e auxiliar em causas de grande impacto social. Ao irem além da filantropia e se dedicarem em dar novas oportunidades a quem mais precisa, alguns profissionais foram convidados a contribuir com a plataforma da Análise Editorial compartilhando suas experiências, divulgando iniciativas de responsabilidade social e dividindo os aprendizados que tiveram com o voluntariado.
É o caso de Felipe Neves, advogado e um dos fundadores do Projeto Constituição na Escola. A ONG nasceu a partir de uma iniciativa criada há seis anos e hoje atende "mais de 25 mil alunos por ano em mais de 120 escolas públicas em São Paulo e em Salvador" através do ensino da Constituição Federal e de noções de civilidade.
O projeto alcançou grande repercussão, levou Neves a ganhar vários prêmios de reconhecimento e a conhecer o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Além disso, o ONG passou a realizar a Olimpíada Constitucional, uma competição de conhecimento entre os alunos de destaque das escolas atendidas pela iniciativa.
Já a advogada sênior do Salusse, Marangoni, Parente e Jabur Advogados, Carla Tredici Christiano, optou por investir em tempo e esforço para oferecer orientações de gestão a entidades do terceiro setor localizadas em regiões carentes, através do Projeto Dona Odete. Ao mesmo tempo que ajuda nas questões burocráticas e administrativas, Carla Christiano e um time de voluntários viabiliza o atendimento à comunidade através de atividades nas áreas de esporte, cultura, sustentabilidade e etc.
O Dona Odete tem um significado pessoal grande para a Carla, pois seu nome é uma homenagem à avó da advogada.
O artigo da advogada tributarista Caroline Ramos, por sua vez, traz a perspectiva de quem se alia a um projeto já concretizado. Consultora e voluntária da ONG Educafro, ela prestou auxílio na segunda edição do curso de especialização em Advocacia Racial organizado pela entendida. Caroline trabalhou na capacitação técnica de profissionais do Direito para atuação em situações que envolvam a temática racial, tais como crimes de racismo e injúria racial, redução da maioridade penal, autos de resistência e violência doméstica, entre outros.
Diante da crescente preocupação com a responsabilidade social pela gestão das bancas, o site analise.com continuará dedicado, em 2021, ao compromisso de conhecer e destacar trabalhos voluntários e pro bono que tenham resultados efetivos e proponham soluções originais aos que mais necessitam.