BlackSisters in Law e Jurídico de Saias realizam evento no Dia Internacional da Mulher | Análise
Análise

BlackSisters in Law e Jurídico de Saias realizam evento no Dia Internacional da Mulher

Com participação especial de Rachel Maia, o evento "Conexão Mulheres" reuniu mais de 40 mulheres na última sexta-feira

9 de March de 2024 13h15

Celebrando a força e inspiração feminina no universo jurídico, um encontro marcante reuniu, no dia 8 de março, duas importantes redes de apoio e empoderamento feminino: Jurídico de Saias e BlackSisters in Law. O encontro, enriquecido pela presença da convidada especial Rachel Maia, destacou-se como mais um marco na promoção da igualdade de gênero e do fortalecimento feminino no mercado.

Conectando mais de 40 mulheres, incluindo advogadas que contratam e são contratadas, o evento "Conexão Mulheres", apoiado pela empresa Organon, não se limitou a celebrar conquistas já alcançadas por essas profissionais ao longo da história. O encontro também pavimentou caminhos para networking e possíveis parcerias, com pitches entre as convidadas. Para dar suporte e estimular essa conexão e contratação de advogadas negras pelos departamentos jurídicos, o grupo disponibilizou um book com currículo e experiência profissional de cada sister convidada

Dione Assis, fundadora do BlackSisters in Law, Rachel Maia e Juliana Marques Kakimoto, líder do Jurídico de Saias (Imagem: Divulgação/Acervo Pessoal)

Dione Assis, fundadora do grupo BlackSisters in Law, foi convidada por Juliana Kakimoto, atual líder do grupo Jurídico de Saias, para unir as forças dos dois movimentos, uma vez que a maioria das grandes companhias já tem os seus escritórios, o que torna mais difícil a entrada e visibilidade das advogadas sisters nas grandes empresas. 

"Não vai ser orgânico que elas vão conseguir se conectar com grandes empresas, com as diretoras jurídicas. Hoje, a maioria aqui são advogadas, que estão em grandes escritórios. A gente trouxe também algumas advogadas que trabalham em algumas empresas, as sisters in company, para que as saias conheçam a expertise de todas para, um dia quem sabe, caso surja alguma oportunidade, possa procurá-las também", comentou Dione.

Para Juliana, líder das "Saias", grupos como esse são fundamentais para o aprimoramento das mulheres no mercado de trabalho, com conhecimento de causa. Segundo ela, ingressou no Jurídico de Saias aos 27 anos e, hoje, com 42, ressalta o quanto o grupo a ajudou em seu desenvolvimento de carreira.

Rachel Maia, atualmente empresária e conselheira administrativa da Vale, trouxe um discurso motivador para as convidadas. A executiva, que já esteve à frente de grandes corporações como Pandora Brasil e Tiffany & Co., é mentora de Dione Assis e uma voz influente na luta por diversidade e inclusão no ambiente corporativo brasileiro.

Atualmente, o Jurídico de Saias reúne mais de 2.500 profissionais corporativas. Em dois anos, o grupo BlackSisters in Law registra um total de 1.800 advogadas integrantes de todo o mundo.

BlackSisters in Law, Jurídico de Saias e Rachel Maia em evento realizado em São Paulo em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (Imagem: Análise Editorial/Arquivo Pessoal)
Análise EditorialBlackSisters in LawDia Internacional da MulherDione AssisEmpoderamento FemininoEvento JurídicoJuliana Marques KakimotoJurídico de SaiasLiderança FemininaMulheres na AdvocaciaMulheres no JurídicoOrganonRachel Maia