Advogados relatam experiências marcantes na prática da advocacia pro bono | Análise
Análise

Advogados relatam experiências marcantes na prática da advocacia pro bono

Apenas 12% dos escritórios de advocacia têm plano estruturado de trabalho voluntário

6 de January de 2022 8h

A advocacia pro bono é uma alternativa importante para tornar o Direito mais acessível a pessoas e instituições que não dispõem de condições para contratar serviços advocatícios de alta qualidade, podendo oferecer experiências valiosas aos advogados e bancas que se propõem a realizá-lo. Neste ano, a Análise Editorial trouxe, em sua plataforma digital, dois exemplos que se destacaram.

Um deles foi descrito num artigo de autoria de Ana Carolina Moreira Cesar, advogada do KLA Advogados. Ela compartilhou detalhes sobre sua atuação em um trabalho de pro bono colaborativo, que contribuiu com a atualização da Lei de Acesso à Informação no Equador. A banca representou o Brasil em um esforço concentrado com escritórios de outros países, visando analisar disposições vigentes nas respectivas Leis de Acesso à Informação de suas jurisdições, possibilitando a formação da estrutura de um anteprojeto da nova Lei Orgânica de Acesso à Informação equatoriana. Leia na íntegra o artigo.

Em seu texto, Ana Carolina afirma que os projetos de consultoria pro bono fazem parte dos vários pilares que sustentam os valores e diferenciais do KLA. A banca paulista está entre os 12% de escritórios que afirmaram, durante as pesquisas para a produção do ANÁLISE ADVOCACIA 2021, possuir práticas de advocacia pro bono por meio de um programa estruturado com metas. Em contrapartida, mais da metade dos escritórios pesquisados (52%) afirmaram praticar advocacia pro bono de maneira informal e 18% responderam que seus advogados se dedicam a esse regime de trabalho por meio de ações individuais.

Outro advogado que compartilhou sua experiência de trabalho pro bono foi Fabiano Machado da Rosa, sócio do Petri & Machado da Rosa Advocacia (PMR). Em um artigo bastante inspirado, ele recordou o momento em que deu suporte jurídico voluntário para o Instituto JMJ, fundado pela Arquidiocese do Rio de Janeiro e que foi responsável pela vinda do Papa Francisco à cidade carioca, em 2013, por conta da realização da Jornada Mundial da Juventude. O artigo está disponível e vale a pena ser lido na íntegra, clicando aqui.

Os dois exemplos trazidos em artigos publicados no analise.com durante este ano demonstram as diversas formas com que a advocacia pro bono pode ser realizada. Isso também traz aos advogados e suas bancas experiências valiosas e novas perspectivas, que podem inspirar outros profissionais e firmas. Por isso, manteremos nossos espaços à disposição para os escritórios e advogados que desejarem dividir tais vivências.

Advocacia Pro BonoAna Carolina Moreira CesarAnálise AdvocaciaFabiano Machado da RosaInstituto JMJ RioJornada Mundial da JuventudeKLA AdvogadosLei de Acesso à Informação no EquadorPetri & Machado da Rosa AdvocaciaPMR AdvocaciaPro BonoRetrospectiva 2021