Com a ascensão de ferramentas que possibilitam o trabalho à distância, sobretudo no período da pandemia, se confirmou uma tendência de prestação de serviços jurídicos para além das fronteiras geográficas. É o que constatam Gustavo Henrique Eirado de Escobar e Humberto Graziano Valverde, advogados Mais Admirados na região Nordeste no anuário ANÁLISE ADVOCACIA 2021. Ambos expandiram sua atuação não só para outros Estados do Brasil, mas também internacionalmente.
Dentre os escritórios respondentes do anuário, 74% afirmam que pretendem manter um regime de trabalho híbrido em 2022. A Escobar Advocacia, boutique de Recife (PE) fundada por Gustavo e dedicada à Propriedade Intelectual, e o Matos, Valverde, Trindade & Leahy Advogados Associados, banca full service de Salvador (BA) da qual Humberto é sócio, também são adeptos da flexibilidade do home office. Já a quantidade de firmas que se posicionaram contrárias a este modelo caiu pela metade desde a edição de 2020.
Com a profusão de reuniões virtuais, Gustavo revela que conseguiu estreitar laços com clientes, evidenciar seu trabalho e atender outros Estados à distância. Estreante no ranking de Mais Admirados de Pernambuco, o especialista aponta que as tecnologias disruptivas do 5G, Internet of Things (IoT) e Big Data vão abrir espaço para negócios inovadores, intensificando os processos de globalização e quebra de barreiras físicas. Seguindo este movimento, o Escobar Advocacia abriu uma unidade na cidade de Lisboa, em Portugal, para atender o continente europeu.
Já Humberto, eleito pela quarta vez como Mais Admirado no Estado da Bahia, ressalta que a competição entre as sociedades de advocacia fica mais acirrada no cenário em que é possível abranger todo o território nacional, acarretando uma participação reduzida de firmas locais. No contencioso de massa voltado ao segmento corporativo, por exemplo, o profissional percebe que o valor da remuneração caiu drasticamente, inviabilizando uma atuação que não seja em grande escala. Em sua concepção, a ampliação de escritórios no seu Estado não reflete em players locais, pois há uma concentração.
Gustavo, por sua vez, acredita que os players locais de Pernambuco estão fortalecidos e se expandindo para outros Estados. O advogado também nota que muitas firmas estabelecidas estão em processo de fusão, reconhecendo que as bancas jurídicas estão crescendo. Apesar disso, ele pondera que essa ampliação não é acompanhada necessariamente de um aperfeiçoamento na qualidade; por isso, o pernambucano confia fortemente no mercado como balizador e filtro.
Confira também a importância da advocacia regional, debatida por especialistas no Bate-papo com Análise no lançamento do ranking ANÁLISE ADVOCACIA REGIONAL.