Eleito Mais Admirado no ranking de 2020, do anuário Análise Executivos Jurídicos e Financeiros, Benedito Villela Alves Costa Jr., ex-gerente jurídico da Cimed Indústria de Medicamentos, foi anunciado pela Laurence Simons, multinacional britânica focada em recrutamento de advogados, para ocupar a posição de head of special projects. Em entrevista exclusiva para a Análise Editorial, o executivo fala sobre o ranking e sobre os desafios que um head jurídico enfrenta ao atuar em empresas de setores tão diferentes.
Formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com especialização em Direito Contratual pela mesma instituição, LL.M. pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), além de cursos livres pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Future Law, ESPN e Finted, o executivo explica que a melhor definição para o cargo é a estruturação de uma área inovadora que vai trazer o conceito de prestação de serviços alternativos. Ele deverá atuar como um concentrador de soluções jurídicas para empresas e bancas, indo muito além do conceito atual de secondment.
Questionado sobre a decisão de sair da Cimed Indústria de Medicamentos, após quase um ano, para ingressar na Laurence Simons, o executivo frisa que a pandemia trouxe uma grande reflexão para todos, e no seu caso isso significou olhar para a sua carreira e imaginar qual seria o próximo passo a ser dado. A partir disso, resolveu aliar a sua paixão em colocar boas pessoas em contato ao seu amplo conhecimento sobre escritórios de advocacia e empresas de diferentes perfis e áreas de atuação.
Na opinião de Benedito, a Laurence Simons está em um momento de construir uma área inovadora, e que visa atender demandas jurídicas que necessitam da orientação de um especialista que conhece muito bem as particularidades da gestão de um departamento jurídico e de um escritório de advocacia. Ele acredita que este foi o diferencial apresentado por ele, em meio a outros bons profissionais no mercado, e que serviu como fator determinante para a sua contratação. Segundo o executivo, foi o convite certo na hora certa.
Maratonista e triatleta amador, Benedito é amante das viagens. Entre seus hobbies, mantém uma coluna para falar de filmes e já se arriscou como DJ ao criar playlists. Como alguém que demonstra interesses por variadas atividades, ele afirma que cada empresa é uma realidade, com seus valores, dores e idiossincrasias, então a oportunidade de ter vivenciado setores tão singulares, seja no ramo de atuação ou na origem de capital, o proporcionou uma percepção madura sobre as soft e hardskills necessárias para um head of legal.
No final da entrevista, quando perguntado sobre quais conselhos daria para o profissional que está iniciando a carreira e almeja atuar em departamentos de grandes empresas, Benedito afirma que a atuação em grandes companhias nunca podem ferir nossos valores. O executivo recomenda a busca por empresas que combinem com quem você é, com seus ideais e com o que você deseja se tornar. E que isso vai muito além do nome e da fama, pois trata-se de um relacionamento que deve ter como base o respeito, assim como qualquer outro.