A ministra do STF, Cármen Lúcia, mineira de Montes Claros, no norte de Minas Gerais, certa vez explicou as divisões do estado: "O Gerais é o descampado, é o grande sertão, enquanto Minas é das sombras — isso, sem nenhum fatalismo geopolítico". A magistrada ainda acrescentou: "Eu queria ser mineira, mas eu sou geraizeira — e são duas coisas completamente diferentes".
Diante dessa pluralidade de identidades em Minas Gerais o ANÁLISE ADVOCACIA REGIONAL 2025 traz luz às profundezas mineiras e aos seus descampados. A nova edição da publicação apresenta um crescimento no número de escritórios eleitos como Mais Admirados. Em relação ao último ano, houve um aumento de 25%: agora, o estado conta com 140 escritórios Mais Admirados.
Entre esses escritórios, a categoria de atuação predominante foi a abrangente, que representa 46% dos eleitos. Na sequência, as bancas especializadas somam 43%, enquanto os full service correspondem a 11% dos escritórios mineiros eleitos.
Ao todo, nove cidades contam com escritórios eleitos como Mais Admirados. Além da capital mineira, Belo Horizonte (BH), a região metropolitana marca presença com mais duas cidades nesta edição: Nova Lima e Pedro Leopoldo. Já o Triângulo Mineiro está representado por Uberlândia e Patos de Minas.
O Sul do estado também se faz presente na edição, com duas cidades: Três Pontas e Varginha. Além dessas regiões, outras duas também contam com representantes na publicação: o Vale do Aço, com a cidade de Ipatinga, e a Zona da Mata, com a presença de Juiz de Fora.
VEJA TAMBÉM:
• Veja os dados e outros rankings do Análise Advocacia Regional 2025
• Seu escritório foi reconhecido? Garanta o selo aqui
• É um dos advogados Mais Admirados de 2025? Baixe o selo
• Acesse aqui e obtenha seu certificado de reconhecimento
• Assista ao vídeo de lançamento do Análise Advocacia Regional 2025
Advogados eleitos no ranking
O ANÁLISE ADVOCACIA REGIONAL 2025 traz um ranking inédito neste ano: pela primeira vez, a publicação apresenta advogados Mais Admirados, além dos tradicionais rankings de escritórios. O estado foi o terceiro com o maior número de menções a profissionais, totalizando 299 advogados reconhecidos como Mais Admirados pelos executivos.
Desses 299, a maior concentração está entre os escritórios abrangentes, que reúnem 45% dos profissionais. Em seguida, os advogados que atuam em bancas especializadas representam 35% dos mencionados. Já os que atuam em estruturas full service somam 10% do total.
Escritórios estreantes
A terra do pão de queijo contou com 18 escritórios que apareceram pela primeira vez na publicação, representando 9% dos estreantes. Esses escritórios estão distribuídos em três cidades do estado, sendo Belo Horizonte a que mais teve novas bancas. Confira aqui os escritórios estreantes desta edição.