Ao tratar da unidade federativa que abriga a capital do país, é difícil não se recordar das grandes obras de seu projetista. O planejamento minucioso de Niemeyer, repleto de curvas tão incomuns na arquitetura tradicional, se traduz no avião que há 65 anos descansa na pista de pouso formada entre as 34 demais regiões administrativas do Distrito Federal.
Nas palavras do próprio: "Não é o ângulo reto que me atrai. Nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual. A curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, nas nuvens do céu, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo".
É nesse mar de linhas sinuosas, que buscam representar a infinitude da natureza brasileira, que encontramos uma unidade federativa única — que não é estado nem município, mas sim um ente com características de ambos, acumulando competências legislativas mistas. Entre estátuas, cofres e paredes pintadas, é possível encontrar alguns dos escritórios e advogados Mais Admirados do país.
O Distrito Federal consolidou sua posição como um dos principais polos jurídicos do Brasil no ranking ANÁLISE ADVOCACIA REGIONAL 2025. Nesta edição, 68 escritórios e 147 advogados da região foram eleitos como os Mais Admirados da região.
O perfil da advocacia no Distrito Federal
Com 68 escritórios Mais Admirados, o Distrito Federal supera com folga o total somado pelos demais estados do Centro-Oeste — que juntos contabilizam 33 escritórios reconhecidos. Além disso, o cenário jurídico da região destaca-se pela predominância de modelos de atuação segmentada.
Entre os escritórios eleitos, 44% pertencem à categoria "abrangente", com um total de 30 bancas. Já a categoria "especializado" responde por 36 escritórios (53%), evidenciando a força de bancas com foco em áreas específicas do Direito. Por outro lado, apenas dois escritórios foram classificados como "full service", totalizando 3% do total de eleitos no DF.
A vocação do Distrito Federal para o Direito Administrativo, Constitucional, Público, Cade e Regulatório também é claramente visível no levantamento. A região concentra o maior número de escritórios especializados nessas áreas fora do tradicional eixo Rio-São Paulo, destacando-se como referência nacional em temas ligados à atuação estatal e ao ambiente regulatório.
VEJA TAMBÉM:
• Veja os dados e outros rankings do Análise Advocacia Regional 2025
• Seu escritório foi reconhecido? Garanta o selo aqui
• É um dos advogados Mais Admirados de 2025? Baixe o selo
• Acesse aqui e obtenha seu certificado de reconhecimento
• Assista ao vídeo de lançamento do Análise Advocacia Regional 2025
Advogados brasilienses ganham destaque
O ranking regional dos advogados Mais Admirados é novidade nesta edição. Ao todo, o recorte traz 4924 advogados, número que é 75% maior do que a quantidade de profissionais destacado no ranking nacional do ANÁLISE ADVOCACIA 2025. Ao todo, são mais de dois mil nomes incluídos e, dentre eles, encontramos 147 profissionais brasilienses.
No ranking dos advogados Mais Admirados, o padrão visto entre os escritórios eleitos muda um pouco. Dos 147 profissionais, 65 atuam em bancas abrangentes (44%), categoria com o maior número de eleitos, diferente do ranking anterior, onde o lugar mais alto do pódio foi ocupado por bancas especializadas. Na sequência, temos 53 advogados eleitos em escritórios especializados (36%) e 29 em bancas full service (20%).
Novos nomes no radar da admiração
O ranking de 2025 também revelou sete estreantes entre os escritórios do Distrito Federal, refletindo a renovação e expansão do mercado local.
São eles: no segmento full service, Oliveira e Santos Advogados; na categoria abrangente, Barreto Dolabella Advogados; Hallit, Jardim Advogados; Sergio Gonçalves Jr. Advocacia; Nilo & Almeida Advogados Associados; e no segmento especializado, Santiago Meneses, Moreira & Oliveira Advogados e Consultores; e Adacir Reis Advocacia.