No mês em que o Dia do Advogado é celebrado, a Análise Editorial reafirma seu compromisso com a diversidade e inclusão na advocacia, lançando a quarta edição do ANÁLISE ADVOCACIA DIVERSIDADE E INCLUSÃO. Com a participação de 426 escritórios, a edição oferece uma visão abrangente das estruturas, pilares e iniciativas adotadas por essas bancas em prol da D&I.
A Análise Editorial identificou 596 escritórios que afirmam adotar práticas de diversidade e inclusão em suas estruturas e os convidou a participar de uma pesquisa específica. São 240 bancas a mais do que as da primeira edição, lançada em 2021. Entre os participantes estão aqueles que já haviam declarado práticas de D&I na pesquisa que fundamentou a publicação ANÁLISE ADVOCACIA 2023/2024, além de outros escritórios que procuraram a equipe editorial para informar ou atualizar suas iniciativas na área.
O objetivo da publicação vai além de reconhecer os esforços dos escritórios; ela visa incentivar o desenvolvimento de um ambiente mais inclusivo e equitativo na advocacia empresarial. Além disso, busca destacar as bancas que, de maneira modesta ou robusta, estão comprometidas em cultivar uma cultura interna baseada nos princípios de diversidade e inclusão.
Para Silvana Quaglio, diretora-presidente e publisher da Análise Editorial, o crescimento do radar de iniciativas na área de diversidade e inclusão é um reflexo do comprometimento crescente da Análise e dos times jurídicos em promover uma advocacia mais inclusiva. "Estamos testemunhando um avanço significativo na forma como as bancas abordam temas como diversidade e inclusão. Cada pequeno passo conta, e, embora o caminho seja longo, estamos entusiasmados em destacar aqueles que já estão fazendo a diferença e contribuindo para uma cultura mais inclusiva na advocacia."
Neste ano, a equipe editorial inovou ao substituir o e-book por uma página digital que reúne os temas e dados apurados no ANÁLISE ADVOCACIA DIVERSIDADE E INCLUSÃO 2024. Essa mudança visa proporcionar aos leitores uma experiência mais acessível, direta e conveniente, centralizando todas as informações em um único espaço digital.
LISTA DOS ESCRITÓRIOS
A lista dos escritórios que afirmam adotar práticas de diversidade e inclusão, que responderam o questionário específico para detalhar suas iniciativas, está disponível para download aqui. A Análise Editorial emite um selo de D&I, destinado exclusivamente aos escritórios incluídos na lista. Esse selo pode ser utilizado em suas comunicações e está disponível aqui. É importante ressaltar que o selo não representa uma certificação ou um ranking, e a veracidade das informações é de responsabilidade das bancas participantes.
Além dos escritórios listados, a edição especial inclui 96 bancas que nunca haviam figurado na lista de D&I da Análise Editorial. Essas bancas são identificadas como "estreantes" e sua lista pode ser consultada aqui.
Para descobrir mais sobre os esforços e iniciativas dos escritórios listados no ANÁLISE ADVOCACIA DIVERSIDADE E INCLUSÃO 2024 e como eles estão contribuindo para moldar um ambiente mais inclusivo e equitativo na advocacia empresarial, acesse o conteúdo completo da publicação.