The End | Análise
Análise

The End

Responsáveis pelo projeto: Eliel Chaves (coordenador de Legal Operations), Murilo Gomes (sócio), Gustavo Bittencourt (gerente de Legal Operations) e Rian Novais (programador) do Mosello Advocacia

23 de October 18h30

DESAFIO

O Mosello Advocacia já possuía um processo eficiente de encerramento de processos, atingindo um volume expressivo de mais de 2.000 baixas anuais em 2022 e 2023. O desafio, no entanto, era que essa operação era predominantemente manual, exigindo um grande esforço de "garimpo" e validação por parte das equipes.

Isso criava um platô de produtividade: para aumentar o número de encerramentos, seria necessário aumentar a equipe na mesma proporção.

O objetivo era romper essa barreira. A banca visava automatizar e escalar uma operação de sucesso, aumentando drasticamente os resultados sem a necessidade de ampliar a equipe, transformando um processo eficiente em um diferencial competitivo e tecnológico.

SOLUÇÃO

Para romper essa barreira e levar eficiência do escritório a um novo nível, foi desenvolvido e implementado em 2024 o "The End". Este robô de automação foi projetado para executar a análise de toda a base jurídica do escritório com dois objetivos claros:

1º - Identificação Precisa: Varrer os sistemas dos tribunais em busca de processos 100% aptos para o encerramento.

2º - Análise Preditiva: Identificar casos com altos indícios de arquivamento para clientes que desejam se antecipar, otimizando suas metas.

Tudo isso sem custos adicionais ao escritório.

A função do "The End" era automatizar o trabalho que o escritório já fazia bem, liberando a equipe para focar em ações estratégicas.

IMPLEMENTAÇÃO

A implementação foi conduzida 100% internamente pelo time de tecnologia do escritório, formado por programadores. Eles desenvolveram o robô e estabeleceram um fluxo operacional de alta eficiência:

O "The End" executa uma rodagem quinzenal em toda a base de dados de processos do escritório.

Imediatamente após a análise, o sistema dispara de forma automática as listas de processos identificados para as respectivas áreas e advogados responsáveis.

Dessa forma, a informação chega pronta para a ação, eliminando o trabalho de busca manual e permitindo que a equipe jurídica foque exclusivamente na execução do encerramento.

RESULTADO

Para dimensionar o impacto revolucionário do "The End", basta analisar a evolução dos números da banca. Em 2022 e 2023, o escritório mantinha uma performance sólida, porém limitada pelo processo manual, com 2.566 e 2.121 encerramentos, respectivamente. A média mensal de trabalho girava em torno de 177 a 214 baixas.

O marco da virada foi a implementação do "The End" em 2024.

No ano de sua estreia, a ferramenta impulsionou os resultados para 3.758 encerramentos, elevando a média mensal para 313. O sucesso se provou sustentável, pois em 2025 a média mensal alcançou um novo patamar de 333 encerramentos. Isso comprova que a tecnologia não apenas gerou um pico de produtividade, mas estabeleceu um novo padrão operacional, muito mais eficiente e escalável para o escritório.

Análise DNAMosello AdvocaciaPrêmio Análise DNA+FenalawTecnologia