Projeto IARA | Análise
Análise

Projeto IARA

Responsáveis pelo projeto: Robert Nixon Santana Toledo, advogado; Anderson Wladis Borges Ferreira, analista de TI; Enzo Henrique Souza Duré, coordenador de controladoria; Marcelo Cezaretti, analista; e Fernando Pascuini Nogueira, advogado, todos do Mascarenhas Barbosa Advogados

24 de October de 2024 15h

DESAFIO

Imagine um mundo onde a eficiência e a precisão são a chave para o sucesso dos escritórios de advocacia. Com a proposta de transformar a rotina jurídica, automatizando a elaboração de peças com agilidade e eficiência, o Mascarenhas Barbosa Advogados apresenta o Projeto IARA, uma iniciativa em parceria com a Corejur. Este projeto não só otimizou os processos jurídicos, mas também transformou o setor com a integração de tecnologia de ponta.

SOLUÇÃO

• Conformidade com a LGPD:
Foram desenvolvidos modelos de IA com operações restritas no Brasil e infraestrutura própria, garantindo a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados, evitando a necessidade de transferência de dados para fora do país. Além disso, todos os processamentos são realizados em contêineres isolados.

• Treinamento do modelo de linguagem com subsídios e petições iniciais de clientes do setor bancário: O treinamento capacitou a IA a identificar os termos mais relevantes na elaboração de contestações, como: nome do réu e do autor, dados de contratos, teses de defesa, causa raiz, jurisprudências, valor da causa, entre outros. Com a implantação da inteligência artificial, os trechos variáveis e as teses das peças passaram a ser respondidos de forma automática, bastando o advogado fazer a conferência das respostas dadas e encaminhar a contestação para o protocolo. O treinamento durou 6 meses e foram anotados mais de 500 subsídios e 1900 petições iniciais.

• Fluxo de baixa automática de iniciais: a IARA precisa ler as petições iniciais para responder as perguntas, em razão disso, foi desenvolvido um fluxo de baixa automática de petições iniciais no momento do recebimento do processo, para o processamento da IA, de forma a criar uma esteira com o mínimo de intervenção humana.

• Estruturação dos modelos de peças: O escritório trabalhou em conjunto com as diversas equipes do escritório para atualizar os modelos já presentes do redator, para o recebimento da inteligência artificial.

• Treinamentos para mudança de cultura: Foram designados pontos focais nas equipes e fizeram treinamento dos colaboradores, para mudança de cultura e, consequentemente, aumento do uso da ferramenta como um todo, bem como conscientização sobre a importância e benefícios trazidos pelo redator e pela IA.

RESULTADO

Mais de 17500 contestações elaboradas com Inteligência artificial desde março de 2023;

Taxa de assertividade da IA: 90%;

Redução no tempo de elaboração das defesas: de 50 a 60% a depender da complexidade da contestação;

Redução de erros: A padronização das peças no redator, aliada com a implementação da Inteligência Artificial reduziu a ocorrência de erros humanos, garantindo maior assertividade das teses e, consequentemente, maior segurança para os advogados e clientes.

Aumento da produtividade: As equipes onde a IARA foi implantada tiveram um aumento considerável na produtividade e puderam receber mais processos sem necessidade de aumento no quadro de advogados;

Eficiência operacional: Essa esteira automatizada de elaboração de contestações agilizou o fluxo de trabalho, resultando em processos mais confiáveis e redução no tempo gasto na elaboração das peças, o que proporcionou maior foco dos advogados em tarefas estratégicas;

Número de possibilidades de perguntas que podem ser respondidas pela IA: o treinamento do modelo de linguagem possibilitou a resposta automática de até 110 perguntas cadastradas no redator, com possibilidade de aumento a depender de mais fontes de dados.

Flexibilidade de escalonamento: o treinamento realizado com subsídios bancários foi suficiente para a implantação em 6 equipes, com previsão de implantação em mais 3 de áreas diferentes sem necessidade de nenhuma complementação.

Análise DNAPrêmio Análise DNA+FenalawTecnologia