Comunicação inclusiva | Análise
Análise

Comunicação inclusiva

Responsáveis pelo projeto: Camila Mascarenhas Barbosa (diretora) e Emanuele Chaves (coordenadora) do Mascarenhas Barbosa Advogados

23 de October 18h30

DESAFIO

A iniciativa do Mascarenhas Barbosa Advogados partiu da identificação de oportunidades para tornar a comunicação corporativa mais acessível e inclusiva. O objetivo foi ampliar o alcance das mensagens institucionais, promovendo a representatividade e fortalecendo a cultura de diversidade e inclusão já existente na organização. A proposta buscou não apenas adaptar os conteúdos, mas também sensibilizar as pessoas, estimular o aprendizado contínuo, contribuindo para um ambiente mais acolhedor e conectado com diferentes formas de comunicação.

SOLUÇÃO

As práticas e campanhas voltadas para a comunicação inclusiva mencionadas neste case começaram a ser implementadas em julho de 2024, com o lançamento dos vídeos em Libras. Desde então, novas ações vêm sendo incorporadas de forma contínua, por meio de campanhas que fortalecem e ampliam o programa de Diversidade e Inclusão do Mascarenhas Barbosa Advogados. As campanhas são estruturadas com o objetivo de promover uma comunicação mais acessível, representativa e inclusiva para pessoas surdas dentro e fora do escritório.

IMPLEMENTAÇÃO

A etapa de diagnóstico foi feita com base em entrevistas internas e percepções colhidas pelo comitê de Diversidade & Inclusão, em conjunto com o time Marketing & Comunicação. Com isso, identificou-se a necessidade de ampliar o alcance e acessibilidade da comunicação corporativa. O planejamento estratégico definiu ações em três frentes:

1. Sensibilização e capacitação, com a palestra "Minha História em Sinais" realizada por um colaborador surdo e contou com intérpretes de Libras para interpretação e oralização.

2. Campanhas de comunicação inclusiva, com a produção de vídeos educativos sobre cumprimentos e interações básicas em Libras, publicados em canais internos e redes sociais como Instagram, LinkedIn e Facebook.

3. Ambientação acessível, com a fixação de placas com sinais básicos em Libras em locais estratégicos das unidades do escritório, como bebedouros, banheiros e áreas de refeição. Além da disponibilização de cadernetas com o alfabeto em Libras.

Como continuidade das práticas, em maio de 2025, no Dia das Mães, foi publicada uma homenagem com uma canção interpretada em Libras por colaboradores que integram o grupo de estudos de libras interno chamado "Sinais que Integram".

A execução contou com a colaboração multidisciplinar do comitê de D&I e dos times Marketing e Gente & Gestão, além do apoio de intérprete e voluntários do grupo de estudo. A avaliação da ação é feita por meio de engajamento nas redes, feedbacks qualitativos e relatos recebidos de colaboradores e da comunidade externa.

RESULTADO

A prática impactou mais de 800 colaboradores internos, além de milhares de pessoas alcançadas pelas redes sociais do escritório. Os vídeos alcançaram altos índices de engajamento, com alguns registrando um aumento superior a 358% em relação aos demais conteúdos, ou seja, praticamente quintuplicaram o desempenho médio dos posts. Isso mesmo, quintuplicaram o alcance.

A ação não é pontual: foi desenhada para ser contínua e escalável, com novos conteúdos em Libras sendo desenvolvidos para outras datas e ações internas.

O apoio da liderança foi decisivo para viabilizar a prática. A alta gestão não apenas autorizou os recursos necessários, como também participou ativamente das ações, demonstrando compromisso com uma cultura verdadeiramente inclusiva.

Os vídeos em Libras têm gerado grande engajamento nas redes sociais do escritório, demonstrando o impacto e a relevância do projeto. Alguns dos principais resultados incluem:

Promoção ativa da diversidade por meio da comunicação externa:

  • O vídeo do Dia das Mães, intitulado "Mãe, te amamos em todas as línguas", celebrou a maternidade com foco na inclusão de diferentes formas de comunicação, incluindo Libras. O conteúdo bateu recorde de mais de 2 mil visualizações em menos de 3 horas, ultrapassando 5.800 views no total, 2.892 contas alcançadas e aproximadamente 80 compartilhamentos, demonstrando forte engajamento e impacto emocional. No vídeo, os colaboradores da banca interpretaram uma música em libras. 
  • O vídeo do Dia das Libras reforçou o posicionamento da organização em prol da inclusão da comunidade surda, alcançando 2.823 visualizações, sendo que 44,5% do público não era seguidor, o que evidencia a expansão de alcance e sensibilização externa. Foram 1.684 contas impactadas com uma mensagem clara de respeito à diversidade linguística.
    Campanhas internas e endomarketing com foco em diversidade:
  • O vídeo sobre a rotina de trabalho de um colaborador PCD mostrou, de forma humanizada, o dia a dia de um integrante da equipe, promovendo empatia e valorização da inclusão. O conteúdo alcançou mais de 1.000 contas.
    • A série de vídeos com cumprimentos e frases básicas em Libras contribuiu diretamente para a inclusão interna, incentivando os colaboradores a aprenderem e aplicar Libras no dia a dia. Essa ação gerou mais de 3 mil visualizações e impactou 1.500 contas com um conteúdo educativo e transformador.

Campanhas com continuidade e impacto recorrente:

  • O projeto "Sinais que Integram", grupo interno de estudos em Libras, conta com uma campanha própria de comunicação e marketing, composta por vídeos e publicações que consolidam essa frente como uma ação contínua de inclusão. Cada post ultrapassa 4 mil visualizações e alcança, em média, 2.780 contas por publicação, reforçando o compromisso permanente da banca com a diversidade.

Esses resultados evidenciam a relevância das ações e o impacto positivo gerado no mercado. Inclusive, o compromisso com a diversidade está formalizado na política interna do escritório, que trata da Comunicação Diversa, tanto internamente quanto externamente.

As campanhas são pensadas com uma abordagem interseccional. A estrutura sempre considera marcadores sociais múltiplos e busca representatividade real nos vídeos, materiais, entre outros. Sempre com linguagem acessível, visual e inclusivo.

Além disso, são desenvolvidas com o apoio de equipes e grupos multidisciplinares e diversos, formados por pessoas verdadeiramente engajadas com a causa da acessibilidade, muitas delas com vivência direta com a comunidade surda.

Toda a construção é pautada na escuta ativa, valorizando sugestões, experiências e desafios reais. Isso garante que cada campanha seja fundamentada em uma abordagem empática, prática e conectada com a realidade.

Durante a execução, o escritório contou com a participação ativa de representantes do grupo de afinidade pessoas com deficiência (PCD), além do envolvimento de grupos de apoio específicos de cada área relacionada, assegurando coerência e alinhamento com a prática.

A prática envolveu diferentes áreas do escritório, atuando de forma integrada. O time de Marketing foi responsável pelo desenvolvimento das campanhas e produção dos vídeos; o time de Gente & Gestão atuou no mapeamento e na estruturação interna dos projetos; o Jurídico participou validando os conteúdos e garantindo a adequação da linguagem; e o Comitê de Diversidade & Inclusão liderou toda a estratégia das ações, alinhando cada etapa às diretrizes da nossa política de D&I.

A prática também foi enriquecida por meio da atuação dos intérpretes de Libras, dos voluntários do grupo de estudos e de outros colaboradores que se engajaram espontaneamente, tornando a ação uma construção coletiva e transversal dentro da organização.

Análise DNADiversidade e InclusãoMascarenhas Barbosa AdvogadosPrêmio Análise DNA+Fenalaw