Case pactuação - BI e API para resultados com o tribunal | Análise
Análise

Case pactuação - BI e API para resultados com o tribunal

Responsáveis pelo projeto: Eduardo Paoliello (sócio), Rafaella Almeida Barbosa (gerente), Juliana Evelyn Gusmão Amâncio, (coordenadora legal ops), Adileia Tavares (advogada) do TPC Advogados

23 de October 18h30

DESAFIO

O desafio do TPC Advogados era lidar com o alto volume de demandas distribuídas diariamente (entre 100 e 500 reclamações pré-processuais) para um cliente com mais de 50 advogados dedicados exclusivamente. Após a pactuação de um acordo com o tribunal, os prazos processuais passaram a seguir regras distintas do Código Civil, o que exigiu uma nova sistemática de controle. Esse cenário gerou um aumento significativo nas publicações e sentenças homologatórias, demandando mais precisão na gestão de prazos e maior transparência na comunicação com o cliente.

SOLUÇÃO

Foi desenvolvido um painel em Power BI integrado por API com planilhas em Excel, alimentado com dados extraídos das vítimas e dos fluxos internos do escritório. Essa solução permite o controle automatizado dos prazos pactuados com o tribunal (em especial os 10 dias para pagamento das indenizações após a distribuição), além de organizar e distribuir as tarefas entre os advogados conforme as frentes de trabalho (distribuição, protocolo, atualização de sistema e acompanhamento de publicações).

IMPLEMENTAÇÃO

A equipe do TPC Advogados estruturou um fluxo de trabalho dividido em frentes claras de atuação, e conectou os dados por meio de integração entre planilhas e o BI. O sistema trata automaticamente a data da distribuição de cada ação, realiza a contagem do prazo pactuado com o tribunal, e emite alertas quando uma homologação não ocorre dentro do prazo. Nesses casos, há contato direto com o tribunal para garantir a continuidade do trâmite. O relatório também foi disponibilizado para o cliente em tempo real, garantindo transparência no acompanhamento da entrega.

RESULTADO

A solução trouxe controle preciso dos prazos fora do padrão legal, otimizando a atuação da equipe jurídica. Houve redução no risco de descumprimento dos acordos com o tribunal e aumento da eficiência no cumprimento de etapas internas. O cliente passou a ter acesso em tempo real ao ritmo de entregas, o que fortaleceu a confiança no escritório, aumentou a transparência e permitiu maior previsibilidade no recebimento das indenizações. A integração do BI à rotina da equipe também melhorou a gestão operacional e o acompanhamento estratégico do projeto.

Análise DNAPrêmio Análise DNA+FenalawTecnologiaTPC Advogados