AcademIA-SCA | Análise
Análise

AcademIA-SCA

Responsáveis pelo projeto: Adriana S. L. Esper e Taylise Seixas, sócias, e Elton Akeda, TI, todos do SiqueiraCastro Advogados

24 de October de 2024 15h

DESAFIO

O Direito sempre acompanhou as grandes transformações da humanidade, da invenção da escrita à tecnologia digital da atualidade. O advogado, como operador do Direito, tem um papel fundamental nesta história e na administração da justiça. Por isso o advogado deve se adaptar às transformações trazidas pelos novos tempos, tal qual o Direito, mas sem perder a sua essência, o princípio ético da justiça.

O mundo já passou por diversas revoluções, todas deixando sua marca na história do homem. A sociedade está entrando agora em uma nova era, a chamada Sociedade 5.0, que chega com um novo conceito de priorização da humanidade: se valer da tecnologia para otimizar a qualidade de vida das pessoas.

E é neste contexto, de uma sociedade em transformação, onde várias tarefas estão sendo substituídas por máquinas inteligentes, que se insere o novo operador do Direito. Esse advogado deve ser um profissional tecnologicamente preparado, um bom operador não só do Direito, mas também destas novas tecnologias que foram criadas para lhe servir. O Professor de Filosofia do Direito e de Informática Jurídica da Universidade de Turim, Ugo Pagallo já afirmou: "Um jurista não informatizado é um analfabeto".

O direito está vivendo um período marcado por uma disrupção sem precedentes. Um dos grandes desafios trazido por esta nova revolução é a capacitação dos profissionais de Direito que já estão inseridos no mercado para lidar com as transformações e inovações tecnológicas que se tornarão indispensáveis para o seu trabalho.

E destas tecnologias emergentes, talvez a que mais se sobressai é a inteligência artificial (IA), que está por todos os lugares no dia a dia, inclusive na administração da justiça pelos tribunais.

O SiqueiraCastro, um escritório full service, com os seus mais de 70 anos de história, atendendo uma carteira de grandes grupos empresariais nacionais e internacionais, em diversas searas jurídicas, muitas vezes de altíssima complexidade, vem fazendo uso da tecnologia como aliada há muito tempo, incluindo a IA.

Com o advento da Inteligência Artificial Generativa, impulsionado grande parte pela explosão da sua popularidade do ChatGpt (OpenAI) durante 2023, os esforços da SiqueiraCastro se intensificaram para que a adoção dessas ferramentas de IA fossem conduzidas de maneira ética e responsável, de forma aprimorar ainda mais a eficiência dos trabalhos realizados.

Dessa forma foi criado um Comitê de Inteligência Artificia do SiqueiraCastro, com membros das diversas áreas do escritório como também do Departamento de Tecnologia e de Segurança da Informação. Além de mapear novas oportunidades de negócio, o grande objetivo desse Comitê era mapear como a IA Generativa vinha sendo utilizada entre seus advogados, envolvendo diversas gerações.

O mapeamento do uso do IA, principalmente a generativa, se faz necessário para sua correta aplicação, incluindo para o desenvolvimento de novos negócios. Com um universo, principalmente geracional, muito de advogados o SiqueiraCastro entendeu que deveria ir além de aquisição de modernas ferramentas, precisava treinar sua equipe, sem fazer diferença de cargo ou idade. E o treinamento precisa ser constante, pois a cada minuto surge uma nova tecnologia.

É fundamental capacitar o ser humano, pois a Sociedade 5.0 não se pauta somente na introdução de novas ferramentas, mas também na forma de atuar e saber bem utilizar estas máquinas. Lembrando, que cabe ao advogado, como operador de Direito, lidar com diferentes situações, inclusive na aplicação dessas novas ferramentas. Os advogados do futuro precisarão se adaptar à transformação digital pela qual passaram como ser parte da consciência ética dessas transformações.

E o grande desafio era criar um treinamento dinâmico e eficaz que pudesse engajar todas as gerações do SiqueiraCastro no uso ético e eficaz da IA desenvolvendo sua criatividade, mas mantendo o senso crítico de forma a colocar a tecnologia a seu serviço e a serviço da justiça.

SOLUÇÃO

Um dos pilares do SiqueiraCastro é a valorização da educação de sua equipe, dessa forma o Comitê de IA decidiu criar a AcademIA-SCA, tendo como missão a transformação, através de treinamento contínuo de sua equipe nas novas tecnologias.

Sem dúvida o uso da IA generativa por advogados pode melhorar a eficiência, a precisão e a qualidade do trabalho jurídico. Para maximizar esses benefícios, advogados devem receber treinamento adequado e contínuo sobre como utilizar essa ferramenta.

A AcademIA-SCA proporciona encontros periódicos nos quais são discutidos e apresentados, tanto por membros do escritório como por convidados renomados, temas envolvendo: (i) Conceitos Básicos/Capacidades e Limitações da IA; (ii) Aplicações Práticas no Direito (redação de documentos, pesquisa, consulta); (iii) Novas Ferramentas e suas Integrações; (iv) Ética Digital; (v) Regulação de IA (Brasil e exterior); (vi) Governança.

Também são realizados workshops com simulações de casos para os advogados aplicarem na prática o aprendizado.

Os advogados são estimulados a escrever material sobre o assunto, tanto para publicação como circulação interna e clientes, de forma que o aprendizado seja compartilhado.

RESULTADO

Os treinamentos da AcademIA-SCA têm proporcionado uma maior eficiência, redução de custos, melhoria na qualidade dos serviços, e um atendimento ao cliente mais eficaz e principalmente uma maior integração da equipe, onde todas as gerações estão empenhadas a aprender juntas para sua atualizar e crescer. A AcademIA-SCA promove uma cultura de inovação e conformidade, posicionando o escritório para competir de forma mais eficaz no mercado jurídico bem como oferecendo uma educação de qualidade para seus alunos.

A AcademIA-SCA conscientizou a equipe do SiqueiraCastro que o futuro já chegou, não há tempo a perder, e o profissional da área jurídica precisa e deve aprender usar a tecnologia a seu favor pois não restam dúvidas dos seus benefícios. Mas também, a AcademIA-SCA treina a equipe de forma a capacitar os advogados a impor limites para que as tecnologias sejam efetivamente empregadas para o serviço e bem-estar da humanidade, respeitando sempre os direitos fundamentais do homem e a justiça.

A SiqueiraCastro através da AcademIA-SCA está contribuindo para formar advogados capazes de operar as novas tecnologias, mas, sobretudo, advogados que saibam ser a sua boa consciência.

Análise DNAPrêmio Análise DNA+FenalawSiqueiraCastroTecnologia