Desafios da advogada tributarista em 2024 | Análise
Análise

Desafios da advogada tributarista em 2024

Por Caroline Martins, advogada do Locatelli Advogados

19 de March de 2024 18h

A complexidade do sistema tributário brasileiro e as constantes mudanças na legislação fazem com que o profissional especializado nessa área tenha que se manter diariamente atualizado. Não somente a tão falada Reforma Tributária, mas também, todas as mudanças e alterações afetam não apenas o trabalho do advogado, mas também, a área fiscal, financeira e tantas outras que acabam sendo impactadas dentro de uma companhia.

Com isso, nós, advogados da área tributária, devemos estar atentos a toda e qualquer alteração para que possamos ao menos diminuir riscos e qualquer impacto negativo para os nossos clientes.

Sabemos que a legislação tributária está em constante evolução, e, hoje, felizmente podemos contar com a ajuda da tecnologia, que nos disponibiliza ferramentas e notícias relevantes em tempo real. Porém, a responsabilidade de se atualizar, estudar e entender a aplicabilidade para cada contribuinte, continua sendo o papel do advogado.

Não restam dúvidas de que o papel do advogado segue sendo fundamental na estratégia e planejamento dentro de uma empresa.

Nesse mês de março, o mês em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, é importante destacar o crescimento no número de mulheres advogadas que atuam no Direito Tributário. De acordo com o último censo divulgado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), as mulheres representam metade do total de inscritos no Brasil. E, sabemos que boa parte são especializados na área tributária.

Não somente nesta área específica, mas no mundo jurídico como um todo, a mulher vem ganhando cada vez mais espaço e liderando times de grandes companhias do país. A mulher que muitas vezes é mãe e exerce tantos papéis dentro de casa, também segue em busca de novos desafios, aprendizados e ser parte do crescimento de uma empresa.

Percebe-se que, com os movimentos de diversidade, inclusão e igualdade de gênero, gradativamente, as mulheres também assumem papéis importantíssimos na sociedade. Além do mais, onde não temos diversidade, temos menos criatividade, menos inovação e inclusive menos lucro para as companhias.

Com muito entusiasmo, as mulheres conquistam cada vez mais espaço e poder na advocacia, ambientes que antes eram dominados majoritariamente por homens.

Mesmo com o avanço da tecnologia, e muitos desafios enfrentados no Direito, o propósito da advogada tributarista é desenvolver importantes papéis de liderança na sociedade, de forma ética, e, principalmente, equilibrando o interesse dos clientes e o cumprimento de obrigações legais.

Caroline Martins é advogada no escritório Locatelli Advogados. É formada em Direito, pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), com conclusão em 2011. Tem pós-graduação em Direito Tributário, pela PUC-SP, com conclusão em 2014. É especialista em Direito Tributário. Ingressou no escritório em julho de 2017. Está entre as advogadas Mais Admiradas, do ranking Análise Advocacia Mulher, da Análise Editorial, publicado em 2022.

Os artigos e reportagens assinadas não refletem necessariamente a opinião da editora, sendo de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Advogada TributaristaArtigoArtigo de Opinião