O ano era 2006. No âmbito econômico, o Brasil marcou um avanço de 4,0% no PIB em 2006, impulsionado principalmente pelos setores da indústria, do agronegócio e dos serviços. Esse crescimento aconteceu mesmo em ano de eleição, em que a economia tende a se retrair, aguardando os próximos passos da política fiscal do governo vigente.
Naquela época, era incomum encontrar no mercado dados estruturados sobre a reputação e atuação de escritórios e advogados empresariais brasileiros reunidos em um só lugar. Com o objetivo de trazer luz a este mercado, os jornalistas Eduardo Oinegue, Silvana Quaglio e Alexandre Secco criaram uma referência para esse segmento do universo jurídico.
Com isso, surgiu a primeira edição do ANÁLISE ADVOCACIA. Naquele ano, 189 escritórios e 115 advogados foram eleitos Mais Admirados em 11 especialidades do direito pelos executivos brasileiros das maiores empresas da época. Desde então, ao longo de 20 edições, o número de bancas e profissionais cresceu a cada ano, assim como as especialidades pesquisadas, buscando acompanhar as demandas de um mercado em constante transformação.
Prova disso é que agora em 2026, o anuário destaca 1.092 escritórios e 2.926 advogados eleitos Mais Admirados em 21 especialidades do direito empresarial brasileiro. Contudo, mesmo com inúmeras mudanças no cenário jurídico e econômico brasileiro, algumas bancas e profissionais tiveram uma atuação tão consistente, que jamais deixaram de ser eleitos Mais Admirados.
Escritórios Mais Admirados em todas as edições do Análise Advocacia
Ao longo das 20 edições, 7.100 escritórios indicados pelos executivos brasileiros das maiores empresas do país. Desse total, 80 bancas estiveram presentes em todos os rankings, sendo 31 da categoria especializado, 27 full service e 22 com atuação abrangente.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), São Paulo possui a maior participação no PIB nacional, com 31,5%, sendo o maior polo de negócios de todo o território brasileiro. Naturalmente, a maior concentração de escritórios focados em direito empresarial que figuram em todas as edições encontra-se nesta região, com 56 bancas.
Logo em seguida vem o Rio de Janeiro. A cidade maravilhosa que revelou personalidades como Tom Jobim, Oscar Niemeyer e Machado de Assis, também concentra 13 bancas eleitas Mais Admiradas em todas as edições do anuário ANÁLISE ADVOCACIA. Curitiba, lar da Universidade Federal do Paraná (UFPR), faculdade de referência no curso de direito da Região Sul do país, figura em terceiro lugar, com três escritórios de advocacia, sendo todos da categoria abrangente.
Clique aqui para descobrir quem são os escritórios Mais Admirados em todas as edições.
Advogados Mais Admirados em todas as edições do Análise Advocacia
Desde 2006, o ANÁLISE ADVOCACIA elegeu 31.100 advogados indicados pelos heads jurídicos na publicação. Desse total, 25 nomes aparecem desde a primeira edição, o que consolida sua atuação ímpar perante o cenário da advocacia empresarial brasileira ao longo dos anos. A categoria full service desponta com o maior número de nomes, 11 ao todo. Em seguida vêm as bancas especializadas com dez, e abrangente com apenas quatro profissionais.
Todos os advogados que figuram nos rankings de admirações desde 2006 são majoritariamente de três estados da Região Sudeste. De acordo com o Quadro da Advocacia da OAB Nacional, São Paulo é o estado com o maior número de advogados em atividade no Brasil, sendo 386.321 no total. Da mesma forma, é o estado com o maior número de nomes Mais Admirados em todos os rankings do anuário ANÁLISE ADVOCACIA, totalizando 21 profissionais.
O Rio de Janeiro é o estado que vem logo em seguida com três nomes presentes em todos os rankings do anuário. Desse total, dois profissionais atuam em bancas da categoria abrangente, enquanto apenas um possui atuação em uma banca full service. Minas Gerais é o terceiro e último estado, com apenas um profissional Mais Admirado em todas as edições.
Confira abaixo a lista com todos os advogados que foram Mais Admirados em todas as edições do anuário ANÁLISE ADVOCACIA.
Full service
- Adriana Mathias Baptista (TozziniFreire)
- Francisco Antunes Maciel Müssnich (BMA Advogados)
- Luiz Fernando Henry Sant'Anna (Demarest Advogados)
- Maria Cristina Cescon (Cescon Barrieu)
- Mário Panseri Ferreira (Pinheiro Neto Advogados)
- Maximilian Fierro Paschoal (Pinheiro Neto Advogados)
- Nei Zelmanovits (Machado Meyer Advogados)
- Paulo Cezar Aragão (BMA Advogados)
- Paulo Guilherme de Mendonça Lopes (Leite, Tosto e Barros Advogados)
- Roberto Quiroga (Mattos Filho)
- Werner Grau Neto (Pinheiro Neto Advogados)
Abrangente
- Gustavo de Freitas Morais (Dannemann Siemsen Advogados)
- Oscar Graça Couto (Graça Couto Advogados)
- Sergio Bermudes (Bermudes Advogados)*
- Silvia Zeigler (Zeigler Advogados)
*O advogado morreu em outubro deste ano
Especializado
- André Serrão (Serrão Advogados)
- Arnaldo Pipek (Pipek Advogados)
- Celso Sanchez Vilardi (Vilardi Advogados)
- David Rechulski (David Rechulski, Advogados)
- Édis Milaré (Milaré Advogados)
- Eduardo Reale Ferrari (Reale Advogados Associados)
- Joyce Roysen (Joyce Roysen Advogados)
- Luís Carlos Dias Torres (Torres, Falavigna e Vainer Advogados)
- Ricardo Carneiro (Ricardo Carneiro Advogados Associados)
- Vilma Toshie Kutomi (Vilma Kutomi Advocacia)

