O compliance como um mediador de novos negócios | Análise
Análise

O compliance como um mediador de novos negócios

De acordo com especialistas, a área é uma das mais promissoras para o ano que vem

28 de December de 2021 8h

O compliance se tornou, nos últimos anos, um dos principais temas da advocacia nacional e mostrou que, definitivamente, veio para ficar. Um dos reflexos mais expressivos de sua expansão no Direito é o aumento no número de advogados e escritórios Mais Admirados no anuário ANÁLISE ADVOCACIA. Em sua estreia na publicação, no ano de 2018, a especialidade contou com 50 advogados eleitos; na última pesquisa realizada, este número foi 40% maior.

Influenciado pela Lei Anticorrupção e reflexos da Operação Lava Jato, o compliance brasileiro pauta seus ideais em ética e conformidade; dentro destes pilares, há diversas ramificações. Em artigo exclusivo à Análise Editorial, Adriana Sforcini Lavrik Esper — advogada do Miguel Silva & Yamashita Advogados — dissertou sobre a ética e compliance digital na era das fake news.

De acordo com a profissional, a ética e o compliance estão muito atrelados à responsabilidade social, e por mais que escolas no mundo inteiro estejam abordando matérias sobre a checagem de notícias, o mundo digital ainda é um potencializador de fake news. Em seu texto, Adriana também trouxe um recorte sobre a posição das companhias diante de pautas éticas, de conformidade e de responsabilidade social atribuídas ao compliance.

Outro tema que ganhou notoriedade dentro de empresas e escritórios, nos últimos anos, foi Diversidade & Inclusão (D&I). O compliance pode ser utilizado como uma ferramenta para implementação de políticas e campanhas internas para o fomento de mais diversidade e equidade nas firmas.

Em texto colaborativo, Fabiano Machado se uniu a Luana Pereira da Costa — ambos do Petri & Machado da Rosa Advocacia (PMR) — para dissertar sobre o compliance antidiscriminatório e como suas medidas podem auxiliar na projeção de novas políticas internas de inclusão e diversidade.

De maneira didática, os especialistas apontaram os principais objetivos do compliance antidiscriminatório: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas; promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, gerando empregos plenos e produtivos; criar trabalhos decentes para todas e todos e reduzir a desigualdade, tanto dentro dos países quanto entre eles. Por fim, os advogados alertaram o mercado sobre o futuro e as novas exigências atreladas a pautas sociais e ambientais.

Além dos profissionais reconhecidos no ranking do ANÁLISE ADVOCACIA, o ano de 2021 marcou também a segunda edição do prêmio Executivos de Compliance Mais Admirados, com 30 gestores reconhecidos no ranking principal e 24 finalistas. O compliance também foi um dos temas mais noticiados na seção de Mercado em Movimento do analise.com, além de ser pauta de lives especiais no canal TV Análise.

Adriana Sforcini Lavrik EsperComplianceCompliance AntidiscriminatórioConformidadeÉticaFabiano MachadoFake NewsLuana Pereira da CostaMiguel Silva & Yamashita AdvogadosNovos NegóciosPetri & Machado da Rosa AdvocaciaPMR