O compliance se tornou, nos últimos anos, um dos principais temas da advocacia nacional e mostrou que, definitivamente, veio para ficar. Um dos reflexos mais expressivos de sua expansão no Direito é o aumento no número de advogados e escritórios Mais Admirados no anuário ANÁLISE ADVOCACIA. Em sua estreia na publicação, no ano de 2018, a especialidade contou com 50 advogados eleitos; na última pesquisa realizada, este número foi 40% maior.
Influenciado pela Lei Anticorrupção e reflexos da Operação Lava Jato, o compliance brasileiro pauta seus ideais em ética e conformidade; dentro destes pilares, há diversas ramificações. Em artigo exclusivo à Análise Editorial, Adriana Sforcini Lavrik Esper — advogada do Miguel Silva & Yamashita Advogados — dissertou sobre a ética e compliance digital na era das fake news.
De acordo com a profissional, a ética e o compliance estão muito atrelados à responsabilidade social, e por mais que escolas no mundo inteiro estejam abordando matérias sobre a checagem de notícias, o mundo digital ainda é um potencializador de fake news. Em seu texto, Adriana também trouxe um recorte sobre a posição das companhias diante de pautas éticas, de conformidade e de responsabilidade social atribuídas ao compliance.
Outro tema que ganhou notoriedade dentro de empresas e escritórios, nos últimos anos, foi Diversidade & Inclusão (D&I). O compliance pode ser utilizado como uma ferramenta para implementação de políticas e campanhas internas para o fomento de mais diversidade e equidade nas firmas.
Em texto colaborativo, Fabiano Machado se uniu a Luana Pereira da Costa — ambos do Petri & Machado da Rosa Advocacia (PMR) — para dissertar sobre o compliance antidiscriminatório e como suas medidas podem auxiliar na projeção de novas políticas internas de inclusão e diversidade.
De maneira didática, os especialistas apontaram os principais objetivos do compliance antidiscriminatório: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas; promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, gerando empregos plenos e produtivos; criar trabalhos decentes para todas e todos e reduzir a desigualdade, tanto dentro dos países quanto entre eles. Por fim, os advogados alertaram o mercado sobre o futuro e as novas exigências atreladas a pautas sociais e ambientais.
Além dos profissionais reconhecidos no ranking do ANÁLISE ADVOCACIA, o ano de 2021 marcou também a segunda edição do prêmio Executivos de Compliance Mais Admirados, com 30 gestores reconhecidos no ranking principal e 24 finalistas. O compliance também foi um dos temas mais noticiados na seção de Mercado em Movimento do analise.com, além de ser pauta de lives especiais no canal TV Análise.