Nesta quinta-feira (10), a Análise Editorial realizou sua 22ª live. Com o fim de 2020 se aproximando, a edição do encontro virtual contou com um convidado especial: Nelson Wilians, sócio fundador do escritório Nelson Wilians Advogados. O profissional compartilha com o público as experiências que o levaram a se tornar um exemplo notável, reconhecido por sua visão empreendedora no mercado da advocacia à frente de uma banca com cerca de 1.700 advogados e Mais Admirada por dez anos consecutivos no anuário Análise Advocacia, além de ter unidades presentes em todas as regiões do país.
A conversa foi conduzida por Silvana Quaglio, diretora-presidente e publisher da Análise Editorial, e Alexandre Secco, sócio e conselheiro da editora. Nelson Wilians conta sobre suas lembranças da infância humilde, na roça, no interior do Paraná. Lembra também das cobranças do pai, semianalfabeto, que exigia do filho dedicação aos estudos para que não repetisse de ano e das leituras de gibis do personagem Demolidor que despertaram nele o desejo de se formar em Direito.
O advogado recorda ainda dos tempos em Bauru, interior de São Paulo, onde fez faculdade e trabalhou ao mesmo tempo, em dois empregos, para se manter. Com muita descontração, discorre sobre o início de sua carreira, quando passou a atender em um escritório improvisado no consultório cedido por um juiz da cidade, que também era médico do trabalho. Nelson Wilians faz questão de destacar que três coisas definem o sucesso de um empreendimento: coragem, responsabilidade e planejamento.
Destacando a importância do networking, o advogado cita que conheceu seu primeiro grande cliente na igreja que frequentava. Uma experiência que lhe proporcionou a primeira viagem de avião e o recebimento de um carro como parte do pagamento. Esse também foi o primeiro de vários exemplos que o profissional trouxe para destacar a importância de se aproveitar as oportunidades para fazer a carreira decolar.
Na década de 90, Nelson Wilians decidiu atuar em Direito Tributário, especialidade que despontava como promissora, na época. Contudo, seu escritório de advocacia manteve um perfil de "clínico geral". Estimulado por um edital do Banco do Brasil, o advogado passou a investir para tornar sua banca full service e expandir sua atuação pelo Brasil. Com isso, o volume de processos aumentou exponencialmente, em diferentes regiões, proporcionando momentos difíceis entre 2011 e 2013 que o obrigaram a investir em novos sistemas, buscar profissionais no mercado e reorganizar o atendimento para que os regionalismos fossem respeitados.
Nelson Wilians diz, que já naquela época, tinha ciência de que grandes empresas preferiam lidar com o menor número de escritórios possível. Então, mostrou-se como uma surpresa, em 2013, e ganhou uma nova concorrência pública do Banco do Brasil para atuar em boa parte do país. Em diversos momentos da live, o advogado demonstra ousadia ao se apresentar para novas propostas. Como quando se ofereceu a João Doria para colaborar com sua campanha de candidatura à prefeitura de São Paulo. "Dá-me um contrato que eu dou a execução", repetiu ele algumas vezes, sem deixar de ressaltar a sinceridade para assumir que não tem condições de resolver todos os problemas.
Aliando novamente networking e oportunidade, dois valores repetidos durante a live, Nelson Wilians lembra de quando adquiriu o primeiro avião, através de uma oferta feita por um cliente para que dividisse com ele a propriedade do veículo. O advogado cita, inclusive, os pedidos que sua mãe fazia à Deus para que ele colocasse na vida do filho pessoas que lhe abrissem as portas.
Questionado por Silvana sobre os desafios de gerir na advocacia, âmbito onde ter um escritório não é visto como negócio e o marketing tem diversas regulações, Nelson destaca a importância da moderação e do bom senso. Ele afirma discordar de muitos direcionamentos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e também diz que é preciso se adaptar às transformações que a advocacia vive, especialmente devido à tecnologia, mas deixa claro que mantém seu respeito à OAB. Ao final, Nelson endereça um recado para a concorrência, assumindo saber que tem gente que odeia sua existência. Contudo, pediu que todos sejam afáveis com as pessoas, respeitem ideias e evitem radicalismos.
Na próxima semana, a Análise Editorial realizará uma live especial, encerrando essa série de encontros virtuais. Para acompanhar os temas já discutidos e os convidados recebidos nos encontros anteriores, acesse o canal da editora no Youtube.