Marketing Jurídico: o impacto da Inteligência Artificial e a transformação com o ChatGPT | Análise
Análise

Marketing Jurídico: o impacto da Inteligência Artificial e a transformação com o ChatGPT

O advogado Bruno Feigelson esclarece sobre o conceito exponencial da tecnologia e sua imersão no mercado jurídico no Legal Market Congress Brasil

11 de May de 2023 18h

Realizado hoje, 11, no Expo Center Norte, em São Paulo, o evento Legal Marketing Congress Brazil reuniu especialistas para debater sobre gestão de Marketing Jurídico, desenvolvimento de negócios e Inteligência Artificial.

Um dos temas apresentados durante o evento foi Inteligência Artificial e a Transformação ChatGPT, painel apresentado pelo advogado Bruno Feigelson, eleito Mais Admirado pelo anuário ANÁLISE ADVOCACIA 2022 e managing partner no Lima ≡ Feigelson Advogados.

Bruno também é chairman do evento Future Law e founding board member da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L). O profissional abordou o conceito do amplo crescimento da tecnologia e sua imersão nos departamentos jurídicos e escritórios de forma prática e tecnológica.

Para ele, existem três estágios para se obter sucesso com o cenário de inovações: pessoas, processos e tecnologias. No entanto, os profissionais de Direito estão distantes destes novos movimentos por falta de estímulo e aprendizagem durante a graduação.

Um dos apontamentos que surgiu ao longo do painel foi a extrema necessidade do Direito no Brasil estar em constante evolução entrelaçada com a tecnologia em decorrência de sua alta demanda.

Bruno afirmou que 95% dos processos do Google no mundo estão no Brasil. É perceptível que o país tem maior número de processos judiciais de empresas internacionais, que atuam no mercado brasileiro. Sendo assim, o Brasil gasta 2% do PIB com Judiciário, maior gasto proporcional do mundo e, logo, surge a urgência de um nível jurídico cada vez mais tecnológico. Com isso, ele frisou a importância do ChatGPT.

"Eu comecei a usar [o ChatGPT] em dezembro, porque eu estou muito próximo da tecnologia. Hoje, a gente o usa absurdamente dentro do escritório. A gente desenvolveu um projeto, com um ChatGPT, dentro do seu processo, que se chama Notificca. Ele cria notificação automaticamente para você, e isso vai ser cada vez mais avançado, então o trabalho jurídico, que já era desafiador enquanto hard skill, vai ser cada vez menos, porque toda a documentação, todo o trabalho grande, que era aquele trabalho de suor do advogado e advogada, vai ser automatizado. [Nós estamos] numa revolução em curso", pontuou o advogado.

A Notificca serve, portanto, como ferramenta para notificar uma pessoa sobre determinado pleito, fazer um comunicado ou ainda para tentar solucionar um conflito, evitando-se a judicialização da contenda. A ideia por trás da plataforma é justamente buscar a desburocratização da comunicação e, em última análise, evitar o ajuizamento de demandas judiciais, estimulando, assim, a autocomposição dos conflitos.

Feigelson ressaltou o quanto pode ser proveitoso um olhar clínico sobre a realidade do Direito e as ferramentas que surgem no cotidiano. O profissional sugeriu, como advogado, que os colegas não tenham medo do novo.

O executivo concluiu o painel afirmando que apesar do desafio, segue tentando ajudar e lutando para reinventar o Direito. Confira o aúdio completo do bate-papo com o especialista aqui.

Bruno é doutor e mestre em Direito pela UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, além de pós-doutorado e graduado em Direito pela pela UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Bruno Feigelson, managing partner no Lima ≡ Feigelson Advogados (Imagem: Análise Editorial)
Advogado Mais AdmiradoANÁLISE ADVOCACIAAnálise Advocacia 500Automação JurídicaBanca Mais AdmiradaBruno FeigelsonChatGPTConnect LawEscritório Mais AdmiradoInteligência ArtificialLegal Marketing Congress BrazilLima ≡ Feigelson AdvogadosRobôs