Quando perguntados sobre as habilidades mais importantes para o desempenho de sua função, 47% dos responsáveis pelos departamentos jurídicos das maiores empresas do Brasil concordam que ter um perfil generalista é essencial. Um advogado que possui esse perfil, em tese, cria uma melhor base para tomada de decisões estratégicas que podem impactar o negócio como um todo, e não somente sob aspectos jurídicos.
O dado foi coletado durante a edição de 2019 da revista Análise Executivos Jurídicos e Financeiros. Quando comparado com o resultado obtido pela mesma pesquisa em 2016, houve um aumento de dois pontos percentuais na quantidade de executivos jurídicos que enxergam o perfil generalista com grande importância.
Um estudo realizado pela IDC e pela Microsoft, aponta que até 2024, as vagas de maiores salários e chances de ascensão profissional são voltadas para profissionais de perfil generalista. A análise foi realizada em mais de 76 milhões de oportunidades de trabalho nos Estados Unidos.
No ano passado, apenas 1% dos executivos jurídicos entrevistados pela Análise Editorial avaliou essa característica como sendo de pouca importância para o desempenho da função.
Veja também: A capacidade de liderança dos advogados corporativos é aspecto mais exigido pelas grandes empresas