Capacidade de liderança dos advogados corporativos é aspecto mais exigido pelas grandes empresas | Análise
Análise

Capacidade de liderança dos advogados corporativos é aspecto mais exigido pelas grandes empresas

Gestão ruim estimula pedido de demissão

28 de November de 2019 17h36

Desenvolver uma boa capacidade de liderança dentro das empresas é uma  das habilidades mais importantes para estar à frente de um departamento corporativo, foi o que 79% dos executivos jurídicos responderam no questionário de 2019, do anuário Análise Executivos Jurídicos e Financeiros. Quando questionados sobre as aptidões de maior relevância para o desempenho de suas funções, ainda foram apontadas como essenciais  as técnicas de negociação e a habilidade em comunicação (71%). O foco em resultados aparece em destaque logo em seguida.

Entre os 686 advogados corporativos, entrevistados pela equipe da Análise Editorial, 66% apontaram a gestão de pessoas como a quarta habilidade de maior peso. À este dado podemos somar o fato de que uma gestão falha pode atrapalhar e colocar em risco o elo entre líder e  equipe. De acordo com o levantamento feito pela consultoria de recrutamento Michael Page, com candidatos a vagas de emprego, oito em cada dez profissionais pedem demissão por causa do chefe.

"O gestor precisa entender que o bom desempenho de uma equipe começa com uma gestão eficiente. Ser um bom gestor não significa ser o grande amigo da turma ou o linha dura da equipe. Um bom líder é aquele que consegue manter seus comandados sempre motivados e trazendo os resultados necessários", explica Lucas Oggiam, diretor da Michael Page, em matéria publicada pelo portal G1.

Os executivos ainda reforçam que dentro dos escritórios a boa liderança também é fundamental. Na matéria especial sobre "As dez práticas mais valorizadas" do anuário DNA 2018, 84% dos profissionais alegaram que uma das mais importantes virtudes de um sócio-gestor é dar autonomia à sua equipe.

Liderança é a habilidade mais importante para a gestão do departamento, segundo os executivos jurídicos entrevistados no Análise Executivos Jurídicos e Financeiros 2019 (Imagem: Rawpixel/Freepik)
Análise Executivos Jurídicos e FinanceirComplianceEstratégiaLiderançaMais Admirado