Estratégia revelada: Nelson Wilians Advogados encabeça mesa sobre internacionalização da banca | Análise
Análise

Estratégia revelada: Nelson Wilians Advogados encabeça mesa sobre internacionalização da banca

No Legal Market Congress Brasil, Marcel Daltro exibe cases de sucesso em que o escritório ultrapassou expectativas do mercado

11 de May de 2023 18h

A segunda mesa do Legal Marketing Congress Brazil, evento realizado hoje, 11, no Expo Center Norte, em São Paulo, foi conduzida pelo advogado Marcel Daltro, eleito Mais Admirado pelo anuário ANÁLISE ADVOCACIA.

O sócio e diretor Institucional e de Projetos Estratégicos do Nelson Wilians Advogados apresentou formas de otimizar a internacionalização de escritórios, além de mostrar como oportunidades são geradas pela exposição internacional da banca e o horizonte de negócios que isso traz.

Durante 40 minutos de exposição, Marcel guiou a plateia pelos cases de sucesso que acompanhou estando dentro da banca, presente em todas as capitais brasileiras e em vários países.

Dentre os novos desafios encarados pela banca, a volta da pandemia fez com que o escritório se readequasse para uma nova ofensiva de expansão e, consequentemente, de marketing e desenvolvimento. Segundo ele, a estratégia utilizada, serve para escritórios com diferentes configurações e tamanhos.

Com 18 anos de atuação dentro do marketing jurídico e uma década de Nelson Wilians Advogados, Marcel fez parte da estruturação do setor e respondeu aos projetos apresentados que ligou as áreas jurídicas e marketing.

Mesmo que ambicionando o mercado nacional como um todo, Marcel destacou que o NW sempre leva em consideração características locais quando começa seu projeto de expansão em uma nova praça: "[é preciso] sempre entender onde você está, suas necessidades, quais seus objetivos e os inputs que estão sendo dados pelo escritório".

Para além das fronteiras nacionais, foi em uma reunião de sócios que o NW viu a expansão para outros países como algo palpável e relevante. O movimento de internacionalização se estruturou para uma fatia de mercado que antes não era explorada. Começou uma série de demandas que o escritório se viu imerso.

O primeiro passo foi observar o que os concorrentes faziam de certo e os erros que eles cometiam. Foram estudados casos de grandes escritórios com atuação em cidades pontuais, como Madri, Londres e Nova York.

Com base em todas as análises e uma feliz parceira com um escritório no Chile, o NW optou por fazer o movimento arrojado e oposto ao feito no Brasil. Isso significa que fora do país, em vez de abrir filiais próprias, a banca se associou a escritórios já consolidados.

A estratégia fez com que a instalação da banca em uma nova praça fosse otimizada, porque não havia tempo gasto com adaptação de cultura jurídica, contratação de profissionais nativos e adaptação à legislação local.

Depois de estabelecer trabalho com o Chile, o escritório avançou para a Colômbia e Peru, que juntos somam quatro escritórios. Pouco depois foram para o Paraguai, Portugal e Índia, sendo que atualmente o Nelson Wilians Advogados está presente em 18 países. Os próximos passos incluem Europa e Austrália.

Confira aqui o bate-papo completo com o sócio sobre as estratégias de internacionalização utilizadas pela banca.

Mariellen Romero, host do evento, e Marcel Daltro, sócio e diretor Institucional e de Projetos Estratégicos do Nelson Wilians Advogados (Imagem: Análise Editorial)
ANÁLISE ADVOCACIAAnálise Advocacia 500Banca Mais AdmiradaConnect LawEscritório Mais AdmiradoExpansão InternacionalLegal Marketing Congress BrazilMarcel DaltroNelson Wilians Advogados