Especialistas comentam sobre a importância da advocacia pro bono em live da TV Análise | Análise
Análise

Especialistas comentam sobre a importância da advocacia pro bono em live da TV Análise

Advogados também abordaram tópicos como o papel do advogado na sociedade e dicas para futuros profissionais

12 de May de 2022 17h36

O Bate-papo com Análise desta quinta-feira (12/05), comandada por Silvana Quaglio e Alexandre Secco, contou com a presença de Flávia Rahal Bresser Pereira, sócia do Rahal, Carnelós e Vargas do Amaral Advogados; João Pedro Eyler Póvoa, membro do Comitê Pro Bono do Bichara Advogados e Mirela Saar, sócia-administradora do Chalfin, Goldberg & Vainboim Advogados para uma importante conversa sobre práticas pro bono e seus impactos na sociedade, além de seus efeitos nas bancas de advocacia adeptas.

Dando início à live, Flávia enfatizou que o pro bono é uma reafirmação de sua escolha profissional, e que aprendeu com o advogado criminalista Arnaldo Malheiros Filho que advogar para pessoas necessitadas não significa advogar diferente, mas sim atuar com a mesma intensidade e interesse. Presidente do Conselho Deliberativo do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD), a advogada também adicionou que foi uma das fundadoras do Innocence Project Brasil, projeto que atua em casos de erros judiciais e busca reverter condenações injustas.

Sobre o Bichara Advogados, João Pedro pontuou que o escritório adotou práticas pro bono ajudando informalmente algumas ONGs, o que acabou gerando uma necessidade interna de organização. Atualmente, a equipe da firma se organiza para atender diversas demandas de modo voluntário; uma maneira, segundo ele, de retribuir à sociedade. Também dando início a prática de modo informal, Mirela adicionou que o Chalfin, Goldberg & Vainboim Advogados institucionalizou a atuação pro bono.

Apoiador do Instituto de Pro Bono, o CGV Advogados auxilia em algumas ações que ainda não são judiciais, tais como a formalização de associações e consultoria para a regularização de empresas, de modo que elas possam ser constituídas legalmente. Mirela também frisou que, quando o escritório traz visibilidade à prática, mais pessoas demonstram interesse em participar, e que quando um advogado se interessa em fazer pro bono, ele passa a se envolver cada vez mais.

Dando prosseguimento ao bate-papo, Flávia comentou que o papel do advogado é ser uma voz da defesa dos direitos de outras pessoas, dentre os quais está o direito de defesa. Quando um estagiário se junta ao Rahal, Carnelós e Vargas do Amaral Advogados e tem uma percepção da diferença que ele faz na vida das pessoas, especialmente em uma atuação pro bono, ele se fortalece enquanto profissional, segundo a sócia.

Por fim, João Pedro enfatizou a importância de ter um espaço para falar sobre o pro bono, principalmente para que outros escritórios possam se interessar em aderir às práticas; como principal dica, destacou a necessidade de não deixar para outro dia caso surja uma oportunidade de ajudar alguém de alguma forma. Flávia e Mirela também reforçaram que pretendem fazer a diferença ao longo dos anos, de modo a incentivar um convívio melhor para as próximas gerações.

Confira o bate-papo na íntegra:

Advocacia Pro BonoAlexandre SeccoBate Papo com AnáliseBichara AdvogadosChalfin, Goldberg & Vainboim AdvogadosDireito CriminalFlávia RahalJoão Pedro Eyler PóvoaMirela SaarPro BonoProjetos SociaisRahal, Carnelós e Vargas do Amaral AdvogadosSilvana QuaglioSociedadeTV Análise