Entre as dez empresas que mais contratam serviços jurídicos corporativos no país, cinco delas são companhias privadas e as outras cinco são públicas. Ou seja, há um empate entre empresas públicas e privadas que possuem o maior departamento jurídico em número de advogados.
Para compor o ranking, é questionado aos executivos que respondem a publicação Análise Executivos Jurídicos e Financeiros a quantidade de advogados, estagiários e colaboradores administrativos que compõe a área jurídica.
Entre os dez primeiros colocados, é possível observar que os bancos lideram o ranking de maiores departamentos jurídicos no anuário Análise Executivos Jurídicos e Financeiros 2019, com o maior número de advogados presente em suas equipes. A lista foi composta sucessivamente pelo Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco Holding, Banco Bradesco, BNDES, Correios, Vale, JBS, Santander, Infraero.
Para conferir o número de funcionários do departamento jurídicos das empresas citadas, leia os maiores departamentos jurídicos do Brasil.