Segundo dados compilados ao longo dos anos durante pesquisa para o anuário Análise Executivos Jurídicos e Financeiros, os bancos possuem os maiores departamentos jurídicos, em número de advogados, quando comparados a outras empresas.
No ano passado, o maior departamento pertencia ao Banco do Brasil, que vem ocupando o primeiro lugar na lista dos maiores desde 2018. Em seguida, figurava a Caixa Econômica Federal que, embora tenha apresentado menos advogados, possuía o maior volume de funcionários no departamento, totalizando 2.961 talentos em um único setor da empresa. O número de pessoas no departamento jurídico desta empresa já chegou em 3.640, em 2015.
Nos últimos seis anos, os dois bancos têm se revezado na liderança da lista. A exceção foi em 2017, quando a Intel Capital, braço de investimentos estratégicos do Grupo Intel, informou possuir 1.000 advogados. No ano seguinte, a empresa caiu para 5º lugar, pois o número de profissionais do Direito diminuiu para 400.
Veja a tabela com os dez primeiros lugares em 2019:
Primeiro ano
No primeiro ano do Análise Executivos Jurídicos e Financeiros, em 2008, quando ainda era denominada apenas de Análise Executivos Jurídicos, o primeiro lugar do ranking foi ocupado pela empresa Siemens, totalizando 620 funcionários jurídicos. Em 2019, o setor da Siemens ocupa o 50º lugar, 32 advogados, cinco estagiários e três funcionários administrativos.