Cláusulas de Arbitragem estão presentes nos contratos de oito em cada dez grandes companhias | Análise
Análise

Cláusulas de Arbitragem estão presentes nos contratos de oito em cada dez grandes companhias

A especialidade contou com 121 advogados Mais Admirados no ranking Análise Advocacia 15 anos

12 de January de 2021 15h

O levantamento realizado para a edição de 15 anos do anuário Análise Advocacia apontou que 79% das companhias convidadas para participarem da pesquisa sobre os escritórios e advogados que mais admiram, possuem contratos em vigor que utilizam cláusulas de arbitragem. Em 2019 essa porcentagem era de 75%.

As cláusulas de arbitragem, ou cláusula arbitral, flexibilizam a resolução de eventuais conflitos entre os escritórios contratados e as companhias contratantes. De acordo com a pesquisa sobre o tema, realizada desde 2009, o ano em que os contratos com cláusulas de arbitragem tiveram a maior alta entre os respondentes foi em 2017, quando 80% das empresas da amostragem afirmaram possuir as cláusulas.

Arbitragem também foi uma das especialidades que apresentou uma crescente no número de advogados Mais Admirados, na edição de 2020 do Análise Advocacia. Com cerca de 430 advogados citados na pesquisa e 121 eleitos, a lista tivera um aumento de 13% se comparado a 2019.

De acordo com os heads jurídicos, de companhias de Concessões, Construção e Engenharia, Energia Elétrica e Petróleo e Gás, arbitragem estará entre as especialidades que gerará mais demanda na contratação de serviços advocatícios em 2021 dentro das empresas. Esses setores representam 16% dos executivos eleitores do levantamento.

Outras especialidades são vistas como promissoras para o ano de 2021 e foram tema de duas lives do "Bate-papo com Análise". São elas Direito Digital e Tributário.

A 15ª edição do Análise Advocacia traz todos os dados citados acima (Imagem: Régis Schwert)
Análise Advocacia 15 anosArbitragemarbitralcláusula arbitralcláusulas de arbitragemConcessõesConciliaçãoConstrução e EngenhariaEnergia Elétricamais admirados em arbitragemPetróleo e GásPromissoraRanking