Nesta quinta-feira (03), ocorreu a Live Análise da semana e o tema abordado foi: Por que executivos indicam Tributário como área promissora para 2021? O bate papo contou com os convidados especialistas e militantes da área tributária, André Mendes Moreira, sócio conselheiro do Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados, Glaucia Lauletta, sócia do Mattos Filho Advogados e Mário Luiz Oliveira da Costa, sócio do Dias de Souza Advogados Associados.
A conversa foi mediada por Alexandre Secco, sócio e conselheiro editorial da Análise Editorial, e contou com comentários da diretora-presidente e publisher, Silvana Quaglio. Secco iniciou o papo perguntando aos convidados o motivo de tanta confusão e discussões sobre o tema no Brasil.
André completa dizendo que em 2020, o país já passou por uma reforma tributária, que não foi muito veiculada na grande mídia. O ocorrido, segundo ele, foi o Supremo Tribunal Federal (STF) ter julgado mais de meia centena de teses tributárias de grande relevo, que antes estavam estacionadas.
Glaucia começou sua fala relembrando o fato de a Constituição ser garantista, pois surge no período pós-ditadura militar, com a tentativa de redemocratização da nação. Ela também cita que o governo Collor foi um grande intensificador da cultura de judicialização entre os brasileiros.
Durante a conversa, Mário Luiz citou o fato de o sistema tributário brasileiro ser uma colcha de retalhos. A constituição de 1988, após criada, era para ser revisada cinco anos depois. O especialista disse que chegou a preparar propostas para essa revisão, mas ela nunca aconteceu.
Em suas considerações finais, os três falaram em como os tributaristas precisam se adequar aos novos tempos, de como o Direito Tributário é uma área do futuro e do presente e que as pessoas deveriam se inteirar mais sobre essa especialidade e como ela possui diversas ramificações.
Para ter acesso aos outros bate-papos com Análise, acesse nosso canal no Youtube clicando aqui.