Black Sisters in Law, em parceria com o iFood, realizam primeira edição do Diversity Day | Análise
Análise

Black Sisters in Law, em parceria com o iFood, realizam primeira edição do Diversity Day

O evento gratuito será realizado na sede da empresa em Osasco, no dia 8 de novembro, a partir das 9h. A previsão é de mais de 200 participantes

5 de November de 2024 12h48

A Black Sisters in Law e o iFood promovem, no próximo dia 8 de novembro, a primeira edição do Diversity Day. O evento gratuito, que será realizado na sede do iFood em Osasco (SP), começará às 9h, com previsão de término às 18h. Serão realizados diversos painéis abordando temas como raça, gênero, LGBTQIAPN+, PCDs, entre outros. As empresas e escritórios inscritos apresentarão seus projetos e políticas adotados, além de mostrar os resultados.

De acordo com Dione Assis, fundadora do Black Sisters in Law, o evento visa destacar iniciativas de diversidade e inclusão que estão sendo implementadas no mercado jurídico. "A ideia é colocar essas políticas de D&I no palco, para que os participantes possam se apresentar e, mais do que isso, inspirar outras empresas e escritórios a reproduzirem ou até implementá-las em seus ambientes."

Dentro do mundo corporativo, segundo dados da última edição do anuário ANÁLISE EXECUTIVOS 2024, 78% dos heads jurídicos afirmaram que as empresas nas quais trabalham realizam contratações inclusivas para o setor. Entre os heads financeiros, 77% afirmam que as corporações possuem comitês para a elaboração de ações de D&I. Sete em cada dez dos heads que atuam simultaneamente nas áreas de jurídico e compliance declararam que as empresas em que trabalham adotam políticas e programas de D&I.

Nos escritórios de advocacia, de acordo com dados publicados no anuário ANÁLISE ADVOCACIA 2023/2024, 53% das bancas Mais Admiradas adotam práticas de Diversidade & Inclusão internamente, enquanto 10% afirmaram não ter políticas implementadas e 37% preferiram não informar.

Para Dione, o Diversity Day tem como principal objetivo mostrar o caminho para ações de D&I bem-sucedidas, tanto nas companhias quanto nas bancas de advocacia. "Às vezes, as empresas e os escritórios não demonstram ao mercado com a profundidade necessária que é possível realizar, em maior ou menor grau, esse movimento de buscar diversidade e inclusão em seus ambientes."

Dione explica que o iFood é um dos primeiros parceiros da Black Sisters in Law desde junho de 2023, quando a empresa trouxe uma demanda para que a iniciativa pudesse ajudar na resolução de conflitos entre entregadores e clientes. Com isso, foi criada a central de apoio jurídico aos entregadores do iFood e, desde então, ambas as partes desenvolveram várias outras iniciativas, incluindo o Diversity Day.

Além dos painéis, o evento também contará com a presença da secretária do Ministério da Justiça, como uma forma de conectar o mercado privado ao poder público. "É um movimento importante, que demonstra o interesse do poder público em entender como o mercado privado está se mobilizando para atender às questões de D&I. Sua presença será também como espectadora, para observar as iniciativas desenvolvidas e, quem sabe, levá-las para o poder público", ressaltou Dione.

Segundo a organização, mais de 200 pessoas são esperadas na primeira edição da iniciativa. A ideia é convidar as empresas que se apresentarão a criar material digital pós-evento, para alcançar aqueles que não puderam participar presencialmente.

"A ideia é que possamos fazer isso com uma certa frequência, talvez não apenas uma vez ao ano, mas tentar fazer de tempos em tempos. (...) Sem dúvida nenhuma, acho que vamos poder inspirar e, quem sabe, realizar edições em que possamos envolver outros mercados, porque não é só o mercado jurídico que precisa de diversidade e inclusão", concluiu Assis.

Banner do Diversity Day promovido pela Black Sisters in Law em parceria com o iFood (Imagem: Análise Editorial/Divulgação)
Black Sisters in LawDione AssisEvento D&IEvento JurídicoI Edição do Diversity Day - BlackSisters In Law e IfoodiFood