Anne Wilians comenta projetos do Instituto Nelson Willians | Análise
Análise

Anne Wilians comenta projetos do Instituto Nelson Willians

Fundadora celebra oito anos da organização ampliando o projeto "Compartilhando Direito" para jovens e educadores

28 de March 13h

O Instituto Nelson Wilians (INW) celebra, neste mês, oito anos de atuação dedicados à promoção da justiça social e ao desenvolvimento educacional no Brasil. Fundado em 2017, o instituto tem sido um agente transformador na vida de milhares de pessoas.

E, segundo a sócia fundadora, Anne Wilians o INW tem conseguido alcançar seu objetivo inicial: "O Instituto Nelson Wilians nasceu de um propósito muito claro: garantir que ninguém desconheça seus direitos e que a educação para a cidadania seja uma ferramenta de transformação social. Fundar o INW foi uma resposta concreta a essa inquietação. Acredito que cidadania não é apenas um conceito abstrato, mas algo que precisa ser vivido no dia a dia, e o Instituto existe para fortalecer esse caminho."

Realizações do INW

Desde sua criação, o INW tem como missão impulsionar iniciativas que ampliem o acesso à educação e promovam a conscientização sobre direitos fundamentais. De acordo com Anne, o INW "já impactou diretamente mais de 75 mil pessoas em todo o Brasil, por meio de projetos estruturados em três grandes frentes: acesso à justiça, educação para a cidadania e inclusão produtiva". 

No acesso à justiça, fortalecem organizações sociais por meio do projeto Pro Bono, garantindo suporte jurídico gratuito para que possam atuar de forma sustentável.

Na educação para a cidadania, o Instituto desenvolveu o "Compartilhando Direito", um projeto robusto de formação em direitos humanos e cidadania que impacta diretamente a transformação de vida dos jovens. O projeto já está presente em diversas entidades do terceiro setor e, agora, expande seu alcance para as escolas públicas, levando conhecimento estruturado e ferramentas concretas para fortalecer o protagonismo das juventudes.

Além disso, o "Cidadaniar", desenvolvido em parceria com a UNESCO, fomenta a cultura da legalidade e promove o entendimento crítico sobre cidadania e direitos.

Na inclusão produtiva, o Instituto apoia jovens na preparação para o mercado de trabalho, por meio de programas de formação profissionalizante e voluntariado estratégico.

Além disso, o trabalho inclui parcerias estratégicas com organizações do terceiro setor, instituições educacionais e empresas comprometidas com a responsabilidade social. Essas colaborações têm viabilizado programas que fortalecem o empoderamento de mulheres, a capacitação de jovens e a formação de lideranças comunitárias.

No entanto, para Anne, a maior realização é ver como essas iniciativas geram impacto real, transformam trajetórias e fortalecem comunidades.

Próximo projeto

Daqui a dois anos, o INW completará uma década de existência, e Anne já tem em mente os objetivos que a organização deve alcançar para comemorar seu décimo aniversário.

A fundadora planeja consolidar a educação para a cidadania nas escolas públicas, com o "Compartilhando Direito" sendo implementado de forma consistente e alcançando um número significativo de jovens e educadores.

"Queremos que as metodologias do INW não sejam apenas acessíveis, mas que se tornem parte da formação de professores e do currículo escolar. Esse é um trabalho que exige diálogo com diferentes atores, construção de redes e desenvolvimento de estratégias eficazes. Além disso, queremos fortalecer a cultura da legalidade como uma pauta fundamental para o país.", comentou.

Anne Wilians, fundadora do Instituto Nelson Wilians (INW) (Imagem: Análise Editorial/Divulgação)
Anne WiliansInstituto Nelson WiliansINWNelson Wilians