Análise Editorial lança a terceira edição do Análise Advocacia Mulher | Análise
Análise

Análise Editorial lança a terceira edição do Análise Advocacia Mulher

O lançamento foi feito na live de hoje, transmitida pela TV Análise, e contou com a participação de três advogadas Mais Admiradas

9 de March de 2023 15h
Lançamento Ranking Análise Advocacia Mulher 2023

A terceira edição do ANÁLISE ADVOCACIA MULHER foi lançada na live da última quinta-feira (09/03). O recorte da pesquisa para o e-book traz o nome de 1.294 advogadas que foram eleitas as Mais Admiradas do país. 

A live de lançamento contou com a presença de Andressa Barros, sócia e CEO do Fragata e Antunes Advogados, Flávia Holanda Gaeta, sócia-fundadora do FH Advogados, e Maria Fernanda Vilela, sócia-fundadora de uma banca homônima. O evento foi mediado por Silvana Quaglio, diretora-presidente da editora, e Alexandre Secco, sócio e conselheiro editorial.

Silvana explicou o motivo de realizar um recorte específico para as mulheres na advocacia: "Depois de muitas conversas e discussões, decidimos fazer um ranking específico para as mulheres. No primeiro ano de nossa pesquisa, havia apenas 14 mulheres entre as mais admiradas. Isso nos levou a questionar se havia poucas mulheres no mercado da advocacia ou se elas não eram lembradas pelos seus clientes".

Alexandre iniciou a conversa trazendo um dado sobre os desafios enfrentados pelas mulheres em suas carreiras. "Recentemente, vi uma pesquisa que apontou que 48% das magistradas, em algum momento, tiveram que optar pela família e deixar a carreira em segundo plano, pois não conseguiam conciliar as coisas. Tenho a impressão de que, se essa pesquisa fosse feita com juízes, o resultado seria completamente diferente."

Andressa foi quem abriu a rodada de perguntas. A CEO do Fragata e Antunes destacou a importância da Análise dedicar esforços para realizar esse trabalho e reconhecer as mulheres. Andressa ressaltou que a atuação das mulheres no mercado é algo recente na história. "O tempo em que as mulheres estão atuando no mercado de trabalho e no mercado jurídico, de maneira ativa e participativa, com oportunidades de estudo, não é tão distante. Estamos falando de um período de 50 anos mais expressivos de efetiva participação e protagonismo de muitas mulheres que se dedicaram a fazer a diferença e escrever a história."

O segundo bloco iniciou com um questionamento sobre o que elas fazem para empoderar as mulheres na profissão, e para Flávia, é necessário que as mulheres se aprimorem cada vez mais. "Aqui no escritório, hoje temos mais mulheres do que homens, e como única sócia, minha liderança traz um posicionamento feminino muito forte. É importante ter mulheres afirmando sua qualidade e competência. O mantra que eu sempre uso é o do esforço, dos estudos, da titulação acadêmica e de uma visão ampla de mundo. Então, meu mantra é: estudem, façam a parte de vocês."

No último bloco da live, as convidadas Mais Admiradas tiveram a oportunidade de compartilhar alguns conselhos para inspirar as mulheres a continuar crescendo diante desses grandes exemplos. Maria Fernanda enfatizou a importância de se especializar na área de atuação.

"Outro ponto importante é tratar seu cliente como se fosse único, oferecendo a melhor atenção, cuidado e sempre dando o seu melhor. Quando dizemos sim a um cliente que tinha inúmeras opções, mas escolheu você, isso implica uma responsabilidade de oferecer o seu melhor", concluiu Maria Fernanda.

Advocacia para mulheresAdvogadas Mais AdmiradasAlexandre SeccoAnálise Advocacia MulherAnálise EditorialAndressa BarrosFlávia Holanda GaetaFragata e Antunes AdvogadosLançamentoLive AnáliseMaria Fernanda VilelaMulheres JurídicasMulheres LideresMulheres no DireitoNovo RankingRanking Análise AdvocaciaRanking JurídicoSilvana QuaglioTV Análise