Imagine ser eleito como um dos advogados mais admirados do país com no máximo 30 anos, posicionando-se em um ranking com quase 20 anos de história tradicional no mercado jurídico empresarial? Seis jovens advogados tiveram essa exata sensação no anuário ANÁLISE ADVOCACIA 2022 deste ano.
Além do esforço e do trabalho árduo, os diferenciais mais destacados por eles são conjuntos de habilidades comumente definidas como "soft skills" no mundo dos negócios. A advogada tributarista Victoria Pereira Martins, do Oliveira P. Martins Sociedade de Advogados, atribui o destaque da sua atuação à "dedicação com os clientes, à proximidade com eles e ao atendimento mais personalizado".
Semelhante percepção é compartilhada por Pietra Daneluzzi Quinelato, da banca Mansur Murad Advogados, que também está entre as Mais Admiradas deste ano e atua no ramo de Direito Digital.
A jovem advogada Vanessa Wojahn de Lima, que atua em resolução de disputas em Direito Empresarial no Carvalho, Machado e Timm Advogados, também destaca a importância da disponibilidade do profissional em oferecer soluções rápidas para os clientes.
Dois profissionais da banca Almeida Advogados, admirado no anuário deste ano e também no ADVOCACIA REGIONAL 2022, estão na lista de admirados até os 30. Para Igor Ferreira Luna Louro, é fundamental "sair da ideia de só falar o que está na lei e tentar entrar no negócio para resolver o problema jurídico junto com o cliente; buscar o acordo ao invés de judicializar".
Outro advogado da banca, Danilo Lemos Loli, aponta para a proatividade como chave. "Eu me refiro a ela como inverso da reatividade, que a gente encontra muito na advocacia em geral, principalmente no contencioso, em que o advogado está acostumado ao cliente trazer o problema a ele". Para o advogado, fazer o que é necessário para dar soluções ao cliente vai "desde propor uma grande ação judicial a imprimir uma folha de papel".
Um último aspecto para esse sucesso, destacado pela advogada Juliana Bonilha de Toledo Costa, do Santos Bevilaqua Advogados, é o comprometimento e a confiança do time. "Existe um aspecto pessoal de comprometimento e dedicação com o trabalho e os estudos. Além disso, o que certamente fez toda a diferença para que esse reconhecimento acontecesse tão cedo foi ter recebido a confiança dos nossos clientes e ter tido a oportunidade de desenvolvimento profissional em um excelente escritório, sempre cercada de excelentes profissionais", reflete a advogada.