Ampliando a atuação full service em todos os âmbitos do Direito Empresarial, o Souto Correa Advogados integrou seis colaboradores ao seu corpo jurídico, para desenvolverem a prática de Life Sciences e Healthcare. O novo sócio de capital, Anderson Ribeiro Nascimento, é o líder da área. Além dele, foram admitidos os associados Matheus Dias Montecasciano, Lucas Calabria, Letícia de Carvalho Pimentel e Isabella Fideli. Completa o time a consultora técnica Ana Carolina Paz. As contratações asseguram uma expertise transversal em matérias como propriedade intelectual, regulatório sanitário, compliance, contratos, licitações e políticas públicas.
Atento às singularidades da indústria, o carioca Anderson observa que as inovações em serviços de saúde, gestão de dados e produtos farmacêuticos estão desafiando o modelo regulatório vigente, tornando os processos mais complexos. Ele cita, por exemplo, itens que estão na fronteira entre as definições tradicionais de medicamentos, alimentos ou cosméticos. Ao unir as forças e competências dos membros da equipe - todos com amplo conhecimento sobre a atividade-fim dos clientes -, o escritório garante mais suporte e visibilidade para suprir estas demandas, indica o coordenador.
O setor de Life Sciences e Healthcare ganhou evidência durante a pandemia de Covid-19. Mas quando Anderson concluiu o curso de Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em 2005, ele revela que o tema ainda era pouco explorado. O advogado narra que percebeu as várias interfaces envolvidas na área ao trabalhar em um projeto para a indústria farmacêutica - setor econômico no qual é Mais Admirado no ranking de ANÁLISE ADVOCACIA. Desde então, tem se destacado na vanguarda de casos de contencioso e consultivo relacionados à regulação, compras governamentais, recall de produtos, propriedade industrial, entre outros.
O sócio chega à banca trazendo consigo os profissionais que estiveram ao seu lado na sua passagem anterior, pela firma Kasznar Leonardos. A decisão de migrar para o Souto Correa foi motivada pela cultura de excelência técnica, e pelo foco nas pessoas, ele descreve. O senso de unidade, a motivação, e a perenidade são valores fundamentais para o sucesso do escritório, e acompanham a estratégia de crescimento e valorização dos talentos internos, pontua o líder.
Matheus é Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e expressa ter uma interação, sinergia e diversificação dos assuntos tratados pelas Agências Regulatórias. Ele se dedica à especialidade desde 2014, tendo aprimorado suas habilidades em procedimentos licitatórios, políticas públicas de incorporação e regulação de precificação de medicamentos, e compliance dentro da indústria regulada.
Lucas também fez graduação em Direito pela PUC-SP, e atua no ramo administrativo e regulatório sanitário. O profissional lida com os aspectos de compliance da indústria farmacêutica, de contencioso relacionado a autoridades sanitárias, entre outras matérias.
Letícia é formada em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), e possui ampla experiência em gestão, elaboração e revisão de contratos empresariais de propriedade intelectual. A advogada reconhece que a atividade da indústria voltada para a saúde é muito nobre e importante, apesar de suas complexidades. Segundo ela, a especialidade traz um diferencial para a firma, possibilitando entregar soluções eficazes e adequadas às necessidades dos negócios.
O Souto Correa Advogados foi fundado em 2013, e está sediado em Porto Alegre (RS), com unidades em Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). A expectativa dos novos integrantes é manter o trabalho desenvolvido na última década, priorizando por comunicações objetivas e voltada para a solução prática de problemas, através de diálogo e posturas construtivas, eles reiteram.
Eleito no anuário ANÁLISE ADVOCACIA desde a sua criação, o escritório porto-alegrense foi listado em 29 rankings na edição de 2021.