O Silveiro Advogados, escritório eleito Mais Admirado na edição de 15 anos do Análise Advocacia em seis especialidades do Direito, cinco setores econômicos e no estado do Rio Grande do Sul, anunciou a incorporação da banca Canterji Advocacia Criminal. Fruto dessa iniciativa foi a abertura da nova área de Direito Criminal que será liderada pelo sócio Rafael Braude Canterji. Uma vez que as sociedades já operavam em conjunto há muitos anos, Ricardo Ranzolin, managing partner, explica que o Silveiro planeja consolidar o seu posicionamento e atuação full service, de abrangência nacional com foco no mercado premium.
No caso da Canterji Advocacia Criminal, de acordo com Ricardo, a busca por esta mesma visão passou também a fazer sentido. No momento em que o alinhamento dos ideais se estabeleceu foi apenas uma questão de tempo para que as duas organizações dessem este passo importante em seus destinos, rumando para a unificação completa das atividades. Mas, mais do que tudo, Ricardo destaca que foi a coincidência dos valores dos integrantes das duas sociedades que proporcionou a perfeita fusão e acabou se tornando fator decisivo para a certeza do passo dado. A harmonia já experimentada ao longo da previa atuação conjunta das bancas, em que as diversas equipes de trabalho já se conheciam, catalisou e facilitou todo o processo.
Segundo Canterji, os temas no mundo corporativo exigem, cada vez mais, especialistas que trabalhem de forma integrada. O sócio frisa que as respostas às questões complexas precisam de pronto atendimento, assim, a Canterji Advocacia Criminal entendeu que o melhor resultado em favor dos clientes viria com a fusão dos escritórios.
Tratando-se da questão de atuação efetiva, Ranzolin afirma se tratar de uma grande evolução, com incremento considerável do seu capital humano e intelectual. Também amplia-se a abrangência de sua atuação e de sua capacitação técnica, propiciando o atendimento diferenciado aos clientes em uma área de grande destaque. Além da excelência de toda a equipe incorporada, a liderança, o prestígio, o perfil empreendedor e as qualidades de gestão de Rafael Canterji reforçam o projeto de crescimento.
A vantagem da fusão com um escritório já consagrado em Direito Criminal é que todo o portfólio de serviços oferecidos passam a ser instantâneos e imediatamente incorporados, sem nenhuma perda, comenta Ranzolin. Isto inclui toda a assessoria nas investigações, inquéritos, planejamentos empresariais, processos administrativos, inclusive tributários e atuação nos processos judiciais. Também na gestão de crises, na elaboração e revisão de programas de compliance e no treinamento de funcionários e gestores sobre responsabilidade penal, bem como na assessoria no oferecimento de notícias, queixa-crime e na atuação como assistente do Ministério Público.
Contudo, segundo Ricardo, a fusão pode ser destacada como algo a mais, por si só, já que, como referido, as necessidades multidisciplinares dos clientes são mais eficientemente atendidas pela atuação colaborativa e unificada de diferentes áreas de expertises consolidadas em uma só organização. Isto economiza o redobrado trabalho interno do cliente em contratar dois ou mais escritórios e ainda suportar o ônus de ele próprio fazer a difícil síntese dos diferentes aconselhamentos recebidos.
No final da entrevista, quando perguntados se houve algum receio ou insegurança no momento da concretização da união, pensando num cenário desfavorável devido a pandemia, Canterji frisa: "Fazemos da advocacia não apenas um ponto de chegada, mas uma caminhada. Não vivemos apenas da advocacia, mas a advocacia, e com intensidade". Para o sócio, a sintonia de valores e de princípios entre as pessoas trouxe a segurança de que o objetivo de prestar serviços de alta qualidade será alcançado.
Na opinião de Ranzolin, trata-se de um ponto naturalmente delicado, pois quase 70% das fusões de empresas não são bem sucedidas e, no ambiente de um escritório, em que se cultiva sobremodo o jeito de fazer as coisas, o desafio é bastante grande. Segundo ele, não basta apenas juntar as pessoas e passar a trabalhar sob as mesmas regras.
A decisão da união foi sempre muito consciente destas dificuldades e a reação foi de redobrar os cuidados, explica o managing. Além dos itens ordinários da fusão — adequação da utilização da mesma rede de informática, mesmo sistema de cobrança, etc — o escritório estabeleceu um calendário de reuniões na alta gestão, que ainda seguirão por um bom tempo, cujo objetivo é monitorar os detalhes das diferenças culturais. Por fim, Ranzolin frisa que foram concebidas também reuniões virtuais sem uma pauta definida, que misturam os integrantes das diversas áreas do escritório com os integrantes das áreas de Direito Criminal para trocarem sobre importantes pautas.