O advogado Robson de Oliveira, cofundador e membro do Comitê D Raízes do Demarest Advogados, coordenador do Projeto Incluir Direito e autor de diversos artigos publicados, foi nomeado recentemente como o novo presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/SP, onde atua como membro.
Robson destaca que sua escolha pelo Direito ocorreu de forma natural. Ingressou, prematuramente, no mercado de trabalho e desde então notou a importância do Direito nas relações sociais. É especialista e pós-graduado em Direito Imobiliário pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e mestrando em Direitos Humanos, Interculturalidade e Desenvolvimento pela Universidade Pablo de Olavide, na Espanha.
Presente na Comissão de Igualdade Racial da OAB/SP há mais de dois anos, Robson atua também na Defesa dos Direitos Humanos, realizando palestras, participando de fóruns, comitês e reuniões. Sempre à par de debates sobre diversidade e inclusão racial, foi convidado pela Análise Editorial para escrever o artigo: O papel dos líderes realmente comprometidos com a diversidade e a inclusão racial, no qual destacou a importância da diversidade em cargos de liderança.
De acordo com o especialista, o convite para presidir a Comissão veio como uma consequência de sua trajetória. Robson destaca também que aceitou esse desafio pela grandeza do espaço, e porque acredita que a Ordem dos Advogados deve protagonizar o debate sobre questões raciais em nosso país. E destaca:
Sobre os novos objetivos, o presidente espera utilizar com sabedoria o espaço, colaborando para que a OAB sirva como um ponto de inflexão na sociedade, para conquistar espaços dignos para todas as pessoas, eliminar todas as formas de discriminação e valorizar a advocacia negra.
Por fim, Oliveira afirma que o desafio é seguir a trajetória de luta e defesa da população, para redução das desigualdades, em busca de uma sociedade mais justa e plural. Para conseguir tal feito, finaliza dizendo "Pretendo continuar o caminho que já foi pavimentado por eles e honrar tudo o que já fizeram para a advocacia e para a população negra."