Vernalha Pereira comemora 20 anos de existência e anuncia nova marca | Análise
Análise

Vernalha Pereira comemora 20 anos de existência e anuncia nova marca

Luiz André Velasques explica sobre os fatores da decisão de mudar o posicionamento perante o mercado

10 de November de 2020 12h57

Fundado em 27 de julho de 2000, o antigo escritório Vernalha Guimarães & Pereira Advogados (VGP), que possui unidades de atuação em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba, em celebração aos seus 20 anos de história, passou por um processo de criação de uma nova marca e de um novo posicionamento e agora se chama Vernalha Pereira. Segundo Luiz André Velasques, head de comunicação e marketing, durante o processo a banca foi assessorada pela agência Dragon Rouge, especializada no mercado.

A agência já foi responsável por realizar trabalhos relacionados a branding para outros escritórios como Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr e Quiroga Advogados, Demarest Advogados, Lefosse Advogados e Stocche Forbes Advogados. Velasques conta que a experiência prévia da Dragon Rouge deu muita confiança para seguir com o projeto.

De acordo com ele, a agência realizou um trabalho de observação em relação a outros escritórios de advocacia corporativos nacionais e apontaram que seria interessante que a banca padronizasse o nome. Velasques explica que, para entender melhor, nos processos de entrevistas, a Dragon Rouge notou que o escritório era chamado por diversos nomes. Com isso, sugeriram que fosse usado um nome único para que não houvesse nenhuma dúvida. Segundo ele, a banca comprou a ideia pensando nos objetivos futuros.

"Somos um escritório moderno e inovador. Mas começamos a notar que o branding em si e a forma de comunicação com o público, clientes e parceiros, não estava adequado para aquilo que éramos. Então decidimos aproveitar o momento de comemoração para chegarmos no resultado final que, ao todo, durou 12 meses", afirma Velasques.

Cada vez mais, fica claro que os escritórios de advocacia estão começando a se interessar pela questão da imagem. Segundo Luiz, o grande ponto chave disso é entender o mercado e o público que a instituição atende. Na opinião do especialista, o processo de branding vem para chancelar a proximidade com os clientes. Em contrapartida, frisa que essa percepção ainda não é vista com tanta frequência em escritórios regionais, porém acredita que esse cenário deve mudar nos próximos anos. A tendência é que o mercado da advocacia comece a manifestar interesse na construção de marcas e identidades cada vez mais personalizadas.

O mercado empresarial vive em constante transformação. Perguntado sobre como uma marca jurídica pode se diferenciar diante desse cenário dinâmico, Velasques afirma que o investimento em projetos sólidos de comunicação deve ser uma prioridade das bancas de advocacia. Para ele, uma estratégia de branding bem definida é capaz de ajudar os escritórios na criação de estratégias que se antecipem aos movimentos do mercado.

Para mais informações sobre o branding do escritório, acesse aqui.

Sócios e sócias do Vernalha Pereira (Imagem: Divulgação)
Demarest AdvogadosDragon RougeLefosse AdvogadosLuiz André VelasquesMattos Filho AdvogadosNova MarcaNovo PosicionamentoStocche Forbes AdvogadosVernalha Pereira