O escritório Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados, localizado na região do Jardim Paulista (SP), anunciou a contratação da advogada Florence Terada para coordenar a atuação da banca na área bancário digital. Segundo a advogada, a nova estrutura conta com um portfólio de serviços direcionados para assessoria jurídica nos temas sobre open banking, pagamentos instantâneos (PIX), proteção de dados focado em assuntos específicos do setor financeiro, sandbox regulatório, blockchain e criptomoedas, assinatura digital e compliance regulatório.
Pós-graduada em Direito e Tecnologia da Informação pela Universidade de São Paulo (USP) e Direito Contratual pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Florence conta que trabalhou por cinco anos no jurídico da Associated British Foods, empresa do setor alimentício. Depois disso, entrou na Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), na qual permaneceu por mais cinco anos. Lá ela integrou o jurídico e era responsável pela área contratual e também participava da análise de consultas públicas e acompanhava projetos que impactam o setor bancário. Recente, trabalhou por quase dois anos no Banco Santander, exclusivamente na área de proteção de dados.
Florence explica que o escritório já contava com serviços de bancário e a estruturação desta área específica vem para deixar a operação mais robusta. Segundo ela, levando em conta que o Banco Central, cada vez mais, exigirá a adequação regulatória dos bancos e IPs, o escritório que já possui uma forte atuação na área de Direito Digital, decidiu estruturar a área para se fortalecer nesse setor. E conclui dizendo que, seguindo essa linha, a banca percebeu que os assuntos relacionados a regulação e tecnologia, andam lado a lado.
Na opinião da advogada, o momento é de muita expectativa e o desejo é que o escritório seja reconhecido por meio da prestação de serviços especializados considerando a experiência prática aos assuntos regulatórios que envolvem inovação e tecnologia. Segundo Florence, o objetivo é que a banca consiga ser um ponto de apoio para os bancos e IPs, e finaliza dizendo que como o open banking, o PIX e tantos outros projetos regulatórios estão sendo implementados nos bancos, o escritório tem muito trabalho pela frente.
Na edição de 2019 do Análise Advocacia, o escritório Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados foi eleito mais admirado em três especialidades do Direito, 30 setores econômicos e no estado de São Paulo.