Milaré Advogados anuncia dois novos leading lawyers | Análise
Análise

Milaré Advogados anuncia dois novos leading lawyers

Os profissionais destacam as demandas de ESG para gerar impacto efetivo nos negócios

21 de June de 2022 17h30

Um dos escritórios de maior referência em Direito Ambiental no Brasil, o Milaré Advogados, enriqueceu sua galeria de profissionais ao promover Maria Clara Rodrigues Alves Gomes e Thiago Sales Pereira à posição de leading lawyers. Com a nomeação, ambos assumem um papel de maior protagonismo na condução dos casos, com a expectativa de manter e elevar o padrão de qualidade dos serviços.

Maria Clara Rodrigues Alves Gomes compõe o time do Milaré desde 2004 (Imagem: Divulgação)

Maria Clara ingressou na banca há 18 anos, ainda como estagiária, sendo efetivada como advogada em 2007. Ao longo de sua trajetória, prestou consultoria jurídica e dedicou-se ao Contencioso Cível e Administrativo na área ambiental, envolvendo, sobretudo, empreendimentos hidrelétricos. Ela menciona ter tido a oportunidade de atuar em casos desafiadores, com amplo debate do Direito Material Ambiental.

A advogada relata que sua carreira está intimamente ligada à história e evolução do próprio escritório. Ao passar pela etapa do estágio e crescer dentro da estrutura interna, Maria Clara reconhece a importância da estratégia de valorização e evolução dos profissionais. Sua pretensão é servir de exemplo e inspiração para quem está ingressando na área.

Thiago Sales Pereira atuou por 15 anos em departamentos jurídicos corporativos, até ingressar na firma em 2019 (Imagem: Divulgação)

Já Thiago nasceu em Furnas (MG) e acumula passagens pelo departamento jurídico da Cosan, Abengoa e outras empresas nacionais e multinacionais. Tais experiências lhe garantiram conhecimentos nas áreas Cível, Regulatório, Ambiental e Criminal, entre outras. Após 15 anos na iniciativa privada, ele integrou brevemente a equipe do Favacho Advogados, até receber o convite em 2019 para fazer parte do Milaré. Desde então, tem conduzido lides de alta complexidade, focados no contencioso ou consultivo estratégico.

Thiago revela ter uma grande admiração pelas obras e postura pessoal do sócio fundador, Édis Milaré, com quem afirma ter um ótimo relacionamento e debate franco. Segundo o leading lawyer, a banca representa a maior marca de Direito Ambiental do País, com reputação e expertise notáveis, bem como um ambiente de acolhimento, cooperação, transparência e reconhecimento.

Os especialistas elencam, entre as principais demandas atuais da prática ambiental, a superação de entraves nos processos judiciais, ocasionados pela pandemia, além do aprimoramento do debate a respeito das políticas de ESG, tanto em apoio aos clientes quanto internamente, para que gerem impacto efetivo nos negócios. De acordo com eles, as questões ambientais e sociais provocam controvérsias em temas de cunho estrutural, além de motivar análise e revisão de risco, investimento e planejamento.

Formação acadêmica

Maria Clara é formada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduada em Processo Civil pela mesma instituição e especialista em Direito Ambiental e Sociedade pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Já Thiago realizou a graduação em Direito pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), MBA tanto em Direito Público quanto Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e especialização em Direito Civil e Processual pela Escola Paulista de Direito (EPD).

Sobre o escritório

Inaugurado em 1996, na capital paulista, o Milaré Advogados é pautado em uma visão holística da área ambiental, agregando colaboradores multidisciplinares. Presente em todas as edições do anuário ANÁLISE ADVOCACIA, o escritório recebeu a distinção de Mais Admirado em 19 categorias do último levantamento, incluindo as especialidades Agrário, Ambiental e Agricultura e Pecuária.

AmbientalAnálise AdvocaciaDireito AmbientalEdis MilaréEnvironment, Social and GovernanceEscritório Mais AdmiradoESGLeading LawyersMaria Clara Rodrigues Alves GomesMilaré AdvogadosPromoçãoThiago Sales Pereira