Um dos escritórios de maior referência em Direito Ambiental no Brasil, o Milaré Advogados, enriqueceu sua galeria de profissionais ao promover Maria Clara Rodrigues Alves Gomes e Thiago Sales Pereira à posição de leading lawyers. Com a nomeação, ambos assumem um papel de maior protagonismo na condução dos casos, com a expectativa de manter e elevar o padrão de qualidade dos serviços.
Maria Clara ingressou na banca há 18 anos, ainda como estagiária, sendo efetivada como advogada em 2007. Ao longo de sua trajetória, prestou consultoria jurídica e dedicou-se ao Contencioso Cível e Administrativo na área ambiental, envolvendo, sobretudo, empreendimentos hidrelétricos. Ela menciona ter tido a oportunidade de atuar em casos desafiadores, com amplo debate do Direito Material Ambiental.
A advogada relata que sua carreira está intimamente ligada à história e evolução do próprio escritório. Ao passar pela etapa do estágio e crescer dentro da estrutura interna, Maria Clara reconhece a importância da estratégia de valorização e evolução dos profissionais. Sua pretensão é servir de exemplo e inspiração para quem está ingressando na área.
Já Thiago nasceu em Furnas (MG) e acumula passagens pelo departamento jurídico da Cosan, Abengoa e outras empresas nacionais e multinacionais. Tais experiências lhe garantiram conhecimentos nas áreas Cível, Regulatório, Ambiental e Criminal, entre outras. Após 15 anos na iniciativa privada, ele integrou brevemente a equipe do Favacho Advogados, até receber o convite em 2019 para fazer parte do Milaré. Desde então, tem conduzido lides de alta complexidade, focados no contencioso ou consultivo estratégico.
Thiago revela ter uma grande admiração pelas obras e postura pessoal do sócio fundador, Édis Milaré, com quem afirma ter um ótimo relacionamento e debate franco. Segundo o leading lawyer, a banca representa a maior marca de Direito Ambiental do País, com reputação e expertise notáveis, bem como um ambiente de acolhimento, cooperação, transparência e reconhecimento.
Os especialistas elencam, entre as principais demandas atuais da prática ambiental, a superação de entraves nos processos judiciais, ocasionados pela pandemia, além do aprimoramento do debate a respeito das políticas de ESG, tanto em apoio aos clientes quanto internamente, para que gerem impacto efetivo nos negócios. De acordo com eles, as questões ambientais e sociais provocam controvérsias em temas de cunho estrutural, além de motivar análise e revisão de risco, investimento e planejamento.
Formação acadêmica
Maria Clara é formada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduada em Processo Civil pela mesma instituição e especialista em Direito Ambiental e Sociedade pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Já Thiago realizou a graduação em Direito pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), MBA tanto em Direito Público quanto Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e especialização em Direito Civil e Processual pela Escola Paulista de Direito (EPD).
Sobre o escritório
Inaugurado em 1996, na capital paulista, o Milaré Advogados é pautado em uma visão holística da área ambiental, agregando colaboradores multidisciplinares. Presente em todas as edições do anuário ANÁLISE ADVOCACIA, o escritório recebeu a distinção de Mais Admirado em 19 categorias do último levantamento, incluindo as especialidades Agrário, Ambiental e Agricultura e Pecuária.