Mauricio Maleck, advogado Mais Admirado, é o novo sócio do MNIP | Análise
Análise

Mauricio Maleck, advogado Mais Admirado, é o novo sócio do MNIP

O profissional assume a coordenação do time de contencioso, posição que ocupou nos últimos 13 anos no Veirano Advogados

29 de November de 2021 8h

A equipe do MNIP, escritório especializado em Propriedade Industrial, ganha um reforço com a entrada do novo sócio Mauricio Maleck. Com quase 20 anos de experiência na área e concentrando sua prática em litígios judiciais e contencioso de marcas, o advogado foi reconhecido como Mais Admirado na edição deste ano do anuário ANÁLISE ADVOCACIA. Ele atua remotamente da cidade de Genebra, na Suíça, onde o MNIP possui uma unidade; já a sede da banca fica localizada em São Paulo (SP).

Mauricio Maleck é o novo sócio do MNIP (Imagem: Divulgação)

A trajetória profissional de Mauricio teve início no escritório carioca Veirano Advogados. Ele ingressou como estagiário da área cível, posteriormente migrando para a prática de resoluções de conflitos, até ser selecionado para atuar com Propriedade Intelectual; nos últimos 13 anos, ele liderou o time de disputas da especialidade na banca, totalizando mais de duas décadas de dedicação à firma full service. O profissional também conta com passagens como advogado visitante em escritórios da Califórnia, nos Estados Unidos, e de Londres, na Inglaterra.

Decidido a voltar para a Europa após ter se casado com uma francesa, o advogado relata ter considerado criar um escritório próprio para os clientes que desejassem acompanhá-lo. Ele descreve uma conversa que teve com Ari Magalhães, seu amigo e fundador do MNIP, na qual ofereceu a possibilidade de algumas das marcas e patentes serem adicionadas à plataforma da firma especializada. Mauricio conta que foi dessa conversa que surgiu o convite para que ele fizesse parte da equipe.

Na nova casa há dois meses, Mauricio permanece exercendo o cargo de coordenador do time de contencioso. Ele menciona ter conhecido Ari Magalhães quando este foi assistente técnico em alguns de seus processos; já Monica Nogueira, também fundadora do MNIP, foi sua colega de classe no colégio. O corpo técnico da banca é composto por mestres e doutores em engenharia mecânica, engenharia de materiais, física biomolecular, veterinária e farmácia bioquímica.

Mauricio explica que o MNIP estabeleceu o trabalho home office de forma pioneira, desde a sua criação em 2017, possuindo uma estrutura enxuta para eventualmente atender algum cliente de forma presencial. De acordo com ele, graças ao equilíbrio da eficiência na prestação dos serviços jurídicos com um custo mais justo por conta de sua estrutura reduzida, o escritório tem aumentado seu faturamento a cada ano. O advogado revela que há um fundo para investir nos talentos internos, incentivando-os a se especializarem.

Por fim, o advogado carioca aponta que a prática de Propriedade Intelectual está muito difundida, o que viabiliza o surgimento de subespecialidades extremamente específicas, como a caducidade de marcas. Outra tendência que ele cita para os próximos anos é a da obtenção, retenção, tratamento e privacidade de dados, que possuem alto valor de mercado, uma vez que permitem traçar um perfil dos consumidores.

ContenciosoContencioso de MarcasGenebraLitígios JudiciaisMauricio MaleckMNIPNovo SócioPropriedade IndustrialPropriedade IntelectualSuíçaVeirano Advogados