O escritório Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr e Quiroga Advogados, anunciou, recentemente, a inauguração da nova prática dedicada exclusivamente a ESG (Environmental, Social and Governance), pioneira no setor jurídico brasileiro. A área conta com cinco sócios na linha de frente, são eles: Bruno Tuca, Juliana Ramalho, Lina Pimentel Garcia, Marina Procknor e Rossana Fernandes Duarte. Os profissionais estarão dedicados em atender, de forma completa e integrada, todos os setores, assim como seus investidores e financiadores.
"Trabalhamos de forma coletiva e integrada, então faz muito sentido termos no escritório uma prática exclusiva que envolva diversas áreas", afirma Juliana.
Por meio da expertise multidisciplinar, a prática ESG visa a otimização e a ampliação dos resultados da atividade econômica dos clientes ao abranger temas voltados para o meio ambiente, social e governança aos indicadores empresariais. Marina explica que a ação foi um passo natural da banca e que não há mais como tratar desses indicadores de forma separada.
"É uma composição de fatores que cada vez mais as companhias abertas, investidores institucionais e os gestores de fundos estarão de olho", destaca Marina.
Seguindo uma tendência internacional, a prática ESG ultrapassa os critérios ambientais e atinge todos os aspectos relacionados à própria atividade empresarial e seus diversos públicos de relacionamento. Para isso, a nova área tem cinco principais frentes de atuação: meio ambiente e mudanças climáticas; direitos humanos e empresas; finanças sustentáveis; gestão de risco e governança.
A prática ESG também é um reflexo da visão de negócios e da cultura institucional do escritório. O modelo de governança do Mattos Filho é pioneiro no mercado nacional há mais de dez anos, se tornando, inclusive, case na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.