Mattos Filho Advogados aposta na atuação em Venture Capital para desenvolver e impulsionar negócios | Análise
Análise

Mattos Filho Advogados aposta na atuação em Venture Capital para desenvolver e impulsionar negócios

Com a nova prática, o escritório deve facilitar a adaptação das estruturas de acordo com o ordenamento jurídico brasileiro

4 de April de 2022 12h

O Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr e Quiroga Advogados acrescentou ao seu portfólio de serviços a prática de Venture Capital, focada no atendimento tanto de investidores quanto de sociedades investidas. Apoiando o ecossistema empreendedor nas operações early e growth stages, o escritório deve contribuir com o desenvolvimento de negócios inovadores e projetos de corporate venturing, incluindo programas de aceleração e veículos de investimento em startups. O time de sócios responsável pela matéria é composto por Camilla Ribeiro Martes, Marina Procknor e Tomás Neiva.

A sócia Camilla Ribeiro Martes está no Mattos Filho desde 2006 (Imagem: Divulgação)

Os gestores da área citam o grande potencial para a modalidade de investimento na região da América Latina. Segundo eles, o amplo crescimento do mercado nacional ainda enfrenta desafios relacionados à dinâmica da indústria, muito pautada em precedentes estadunidenses.

Além de Venture Capital, a sócia Marina Procknor também se dedica à prática de ESG (Imagem: Divulgação)

Sendo assim, os profissionais pretendem adequar as estruturas de acordo ao ordenamento jurídico brasileiro, apresentando uma perspectiva crítica da realidade do país e seus impactos, possibilitando aos clientes uma tomada de decisão consciente, ágil e dinâmica.

Tendo larga experiência em assessorar grandes corporações, o Mattos Filho conta com especialistas nos setores aderentes à prática de Venture Capital, especialmente fintechs, insurtechs e healthtechs.

O sócio Tomás Neiva atua com operações de M&A e financiamentos estruturados (Imagem: Divulgação)

Os colaboradores dedicados à especialidade possuem um conhecimento multidisciplinar e trabalham de forma colaborativa com os demais ramos do Direito, permitindo — de acordo com o corpo jurídico da banca — uma atuação transversal e eficiente em todas as vertentes da indústria.

Os serviços prestados na nova área englobam assessoria geral a startups altamente escaláveis; rodadas de investimento e desinvestimento; estruturação e implementação de Minimum Viable Product (MVP) e planos de negócio do ponto de vista jurídico; constituição de veículos e reestruturações societárias; nacionalização e internacionalização de estruturas societárias; parcerias comerciais e joint ventures; estruturação e implementação de planos de remuneração e retenção de executivos, entre outras atividades.

Camilla Ribeiro MartesCorporate VenturingEmpreendedorismoFintechsHealthtechsInsurtechsInvestidoresInvestimentoJoint VentureMarina ProcknorMattos FilhoMattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr e Quiroga AdvogadosMinimum Viable ProductMVPNova ÁreaReestruturações SocietáriasStartupsTomada de DecisãoTomás NeivaVenture Capital