Focado em inovação e, desde 2006, fornecendo aos clientes de startups a multinacionais, serviços jurídicos de alta expertise, o escritório Mansur Murad Advogados, eleito Mais Admirado no Análise Advocacia 15 anos em duas especialidades do Direito e no estado de São Paulo, investiu e criou o setor de mídia e entretenimento. Fruto do capital investido, a banca também anunciou o experiente advogado Márcio Gonçalves como novo consultor da área.
Flávia Mansur Murad, sócia-fundadora, explica que o escritório alcançou um grau de maturidade de mercado interessante nos últimos anos, o que os fizeram acreditar num crescimento focado em áreas identificadas como sendo uma carência de outros players de mercado. O setor de mídia e entretenimento, segundo ela, sempre esteve no radar, principalmente pela grande conexão que guarda com a proteção dos ativos intangíveis, além de já terem atendido diversos clientes com demandas na área.
Flavia entende que podemos considerar a área de mídia e entretenimento como uma possível tendência entre escritórios para os próximos anos, especialmente sociedades de perfil similar ao Mansur Murad — de advocacia ágil e responsável, sempre com um tempero digital, e onde se privilegie o atendimento aos clientes, buscando identificar, a fundo, as suas reais necessidades. Todavia, atuar na área sem entender o tradicional binômio do Direito Civil-Constitucional, pode ser um problema.
Márcio Gonçalves é um profissional com muita experiência na área, e um colega muito admirado por todos do escritório, por isso sua escolha. Segundo Flávia, além do conhecimento de vida no assunto, Márcio é um excelente baixista e advogado de ponta, que consegue trazer a ternura e a sensibilidade do artista para a advocacia.
Formado em Direito, no ano de 1993, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e em música, no ano de 1995, pelo Musicians Institute of Hollywood, na Califórnia, Márcio, com toda a sua senioridade, ingressa à banca com a missão de coordenar todos os trabalhos da área em conjunto com Flavia, mas também, para realizar um atendimento mais próximo aos clientes, pois a área assim exige, analisando as suas reais necessidades, e trazendo soluções sob medida, para cada um deles.
Com mais de 25 anos de carreira dedicados à advocacia, Márcio iniciou sua trajetória profissional atuando diretamente com propriedade intelectual. Em seu currículo, o novo consultor apresenta os escritórios Eliane Y. Abrão Advogados Associados, Braga & Associados, Viseu Advogados, De Vivo, Castro, Cunha, Ricca e Whitaker Advogados, SiqueiraCastro e Márcio Gonçalves Advogados - MGA. Além disso, Márcio é autor da obra A pandemia da pirataria, lançada no final de 2020.
Questionado sobre os fatores que o levaram a aceitar o convite para ingressar no escritório, Márcio reforça a admiração e amizade construída com Flavia; a percepção do sólido crescimento da banca regada por uma diferenciada visão de negócios, que muito se alinham às suas aspirações profissionais; a proposta oferecida e por perceber a busca por tecnologia e inovação; e, por fim, após um contato mais próximo com o escritório, notar o quanto ele privilegia as pessoas, o ser humano e seus colaboradores.
No final da entrevista, quando perguntado sobre as habilidades necessárias para atuar na área, o consultor ressalta ser importante ter sede de aprendizado, com um mindset voltado ao universo digital; um profissional que esteja atento às novas formas de comunicação, às novas tecnologias e, principalmente a um extremo cuidado no trato para os assuntos dos clientes, com muita responsabilidade e comprometimento. Por fim, de acordo com ele, profissionais e estudantes, com mentes arejadas, e dispostos a estudar muito os temas que circundam a atuação nesta área se encaixam perfeitamente neste perfil.
Veja quais serviços a área de mídia e entretenimento entrega clicando aqui.