Locatelli Advogados inaugura área de atuação com novo líder | Análise
Análise

Locatelli Advogados inaugura área de atuação com novo líder

O advogado Thiago Borges Figueredo é o novo responsável pela área de Contencioso Administrativo Tributário

17 de October de 2022 18h06

O escritório Locatelli Advogados, eleito Mais Admirado pelo anuário ANÁLISE ADVOCACIA 2021, contratou Thiago Borges Figueredo como seu mais novo líder. O advogado chega para inaugurar a área de Contencioso Administrativo Tributário na firma.

Com 25 anos de funcionamento e especializado em oportunidades tributárias e estratégias de contencioso tributário ativo, o Locatelli agora expandiu sua atuação com a chegada de Thiago. Em suma, o Contencioso Administrativo Tributário é focado na inteligência tributária aplicada a diversos setores e negócios, segundo o novo profissional. Ele explicou como sua experiência contribui para um melhor desempenho na área.

O profissional relatou que o segmento é importante para que as empresas acompanhem fiscalizações e se defendam de autuações fiscais, sendo comum que operações lícitas exercidas pelos contribuintes sejam questionadas pelo Fisco mediante a cobrança dos tributos que, no entender da fiscalização, são considerados devidos.

Neste sentido, Thiago atuará nas principais demandas da área atualmente, que se relacionam com defesa de Autos de Infração, ao apoio técnico no atendimento à fiscalização, às reuniões técnicas para alinhamentos sobre as autuações e atividades exercidas pelas empresas, entre outras.

Segundo o advogado, a área tem importância estratégica para as empresas porque ajuda a impedir a exigibilidade de créditos tributários, além de barrar a judicialização de demandas tributárias que podem ser resolvidas na seara administrativa por julgadores com expertise para analisar caso a caso.

Além disso, segundo o advogado, a área também se estende à Fazenda Pública (federal, estadual ou municipal), na medida em que não há risco sucumbencial.

Formação e carreira

Thiago Borges Figueredo se formou em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2018, e concluiu LL.M em Direito Tributário pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) em 2021. Além disso, possui Curso de Gestão Tributária do ICMS pela Faculdade Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI).

O advogado tem experiência em Direito Tributário desde fevereiro de 2016, atuando no Contencioso Tributário Judicial até o início de 2021. A partir daí, começou a atuar no Contencioso Tributário Administrativo

Antes de chegar ao Locatelli Advogados, Thiago adquiriu experiência de um ano e meio no escritório de advocacia Machado Associados.

Thiago Borges Figueredo, novo advogado no escritório Locatelli Advogados (Imagem: Divulgação)
ANÁLISE ADVOCACIAAnálise EditorialContencioso TributárioLocatelli AdvogadosMercado em Movimentonova áreaNovo advogado