Com 90 anos de tradição no mercado jurídico, o escritório Kincaid | Mendes Vianna Advogados, eleito Mais Admirado pelo anuário ANÁLISE ADVOCACIA 2021, anuncia Larissa Paganelli como nova advogada atuante no setor de aviação.
Após iniciar a carreira no Direito Aeronáutico, em 2010, Larissa ingressou no último ano da faculdade em um escritório boutique especializado na área. Durante a experiência, a advogada esteve focada na assessoria jurídica de empresas estrangeiras atuantes no mercado de financiamento de aeronaves e motores, assessorando também uma grande empresa aérea internacional em assuntos regulatórios, pré-contenciosos e contenciosos.
Em 2018, o Kincaid trabalhou em conjunto com a advogada na recuperação judicial da Avianca Brasil e, desde então, vem trocando conhecimento e experiências na área.
De acordo com Larissa, o setor de transporte aéreo de carga "vem crescendo exponencialmente no país desde antes da pandemia, principalmente diante da grande adesão dos brasileiros aos e-commerces, nacionais e estrangeiros, assim como a expansão das importações e exportações no país".
Sobre a área
Em razão de diversos clientes que atuam no transporte de carga marítima, o Kincaid decidiu expandir e diversificar suas operações logísticas, incluindo o transporte de carga pela modalidade aérea. Além disso, o escritório considerou o aumento de empresas de logística que vem oferecendo o modelo aéreo como opção de transporte de cargas.
Além disso, tem-se visto o aumento de demandas jurídicas em infraestrutura aeroportuária no país, haja vista as concessões de aeroportos que foram realizadas desde 2011.
Segundo Larissa, a previsão de operação e lançamento de novas tecnologias na aviação, como no caso do investimento e certificação de carros voadores, bem como utilização de drones em diversos setores, como de entrega, é um nicho novo a ser explorado pelo Direito Aeronáutico.
É perceptível as discussões cada vez mais focadas nos temas sustentabilidade e as demandas de ESG aplicáveis à aviação, sendo que todos estes avanços mostram um terreno fértil para os advogados que já atuam na área, devendo o Direito Aeronáutico acompanhar as crescentes demandas do setor.
Carreira
Formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Larissa Paganelli é membro da Comissão Especial de Direito Aeronáutico da Ordem dos Advogados do Brasil desde fevereiro de 2022, coordenando um grupo de trabalho relacionado ao transporte aéreo de deficientes na aviação comercial.
A advogada já defendeu os interesses de credores em recuperações judiciais e falências de empresas aéreas no Brasil, inclusive, durante a recuperação de seus ativos antes e no âmbito da recuperação judicial da Oceanair Linhas Aéreas (Avianca Brasil),entre 2018 e 2019. Além disso, tem participado de grandes discussões e estudos sobre a observância e aplicação de tratados internacionais do Direito Aeronáutico.